Deco alerta clientes de crédito à habitação para se precaverem para subida das Euribor

Deco alerta clientes de crédito à habitação para se precaverem para subida das Euribor
| Economia
Porto Canal

A Deco alerta os consumidores que pensam pedir crédito à habitação para não olharem apenas para o valor de prestação que iriam pagar agora ao banco, mas para avaliarem cuidadosamente se conseguirão suportar a mensalidade quando as taxas Euribor subirem.

Depois de o mercado ter estado praticamente parado, está a aumentar gradualmente a concessão de empréstimos para compra de casa, com os bancos mais disponíveis para dar financiamento e a concederem 'spreads' (margem de lucro do banco) mais baixos. Em outubro, os 'spreads' médios rondaram os 2,5% nas novas operações.

A esta nova dinâmica do mercado de crédito à habitação não é estranho o facto de as Euribor estarem em valores historicamente baixos, o que torna a prestação mensal mais 'amigável'.

Para o economista Nuno Rico, da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com as atuais taxas é normal os consumidores considerarem que é uma "boa altura" para comprar casa.

No entanto, alertou, é preciso ter cautela e avaliar cuidadosamente se a prestação mensal continuará comportável num contexto de taxas Euribor mais altas, porque um contrato de crédito implica uma relação com o banco de longa duração (20, 30 ou mais anos) e nesse período é muito normal que haja oscilação das taxas Euribor.

Nuno Rico lembra que quando os bancos fazem simulações para um crédito à habitação são obrigados, na Ficha de Informação Normalizada, a fazer contas não só a quanto seria a prestação com as taxas de juro aos valores atuais mas também ao valor da prestação com a taxa com mais um ponto percentual e mais dois pontos percentuais, pelo que os clientes devem ser responsáveis e olhar também para o valor que teriam de pagar de prestação mensal nessas circunstâncias.

"Recomendamos que na simulação olhem para o valor do cenário mais grave para verem se conseguem suportar no orçamento [familiar] o aumento da prestação, porque agora o valor pode ser baixo e atrativo e rapidamente pode mudar, caso as taxas de juro subam", disse à Lusa.

Segundo os cálculos feitos pela Deco/Dinheiro&Direitos, se um cliente pedisse hoje um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos com um 'spread' de 2,5% iria pagar hoje 591,90 euros, tendo em conta a média já ligeiramente negativa da Euribor a seis meses no mês de novembro (a rondar os -0,010%).

No entanto, se a taxa aumentar um ponto percentual o valor já passa para 672,73 euros e com mais dois pontos percentuais a prestação mensal iria 'saltar' para 759,14 euros.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.