Antigo chefe da luta antiterrorismo da Argélia condenado a cinco anos de prisão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Oran, 26 nov (Lusa) -- Um antigo chefe da luta contra o terrorismo da Argélia, general Hassan, foi hoje condenado a cinco anos de prisão, disse um dos seus advogados.

O general Hassan ou Abdelkader Ait-Ouarabi foi julgado pelo tribunal militar de Oran por crimes de "destruição de documentos" e "violação das regras militares".

O general não vai beneficiar de circunstâncias atenuantes, lamentou a defesa, acrescentando que foi punido um dos membros mais antigos do exército argelino.

Detido em agosto, o general Hassan liderou durante mais de 20 anos a luta do exército argelino contra grupos radicais islâmicos.

O general foi posto sob controlo judicial desde 2013, quando foi obrigado a reformar-se.

A sua saída foi um sinal de que os serviços de inteligência, considerados como um "Estado paralelo", passavam a ser controlados pelo Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika.

O ex-chefe dos serviços secretos, o general Mohamed Mediène, foi demitido em setembro, depois de 25 anos a liderar o Departamento de Informações e Segurança.

O general Hassan é "apenas uma vítima colateral da guerra de clãs ao mais alto nível político", disse um dos seus advogados.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.