BE fala de equívoco do PR porque executivo saiu da legitimidade das eleições

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 nov (Lusa) - A porta-voz do BE, Catarina Martins, disse hoje que o Presidente da República mantém um equívoco sobre a formação do Governo já que este não resulta de uma de uma crise política mas da legitimidade das eleições legislativas.

À saída da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, Catarina Martins afirmou que "o Presidente da República continua a ter um equívoco sobre a formação deste Governo", uma vez que Cavaco Silva disse que este executivo hoje empossado saiu de uma crise por ter sido demitido o XX Governo.

"O Presidente da República optou por fazer o país ter esse compasso de espera mas o Governo que é agora indigitado é o Governo que vem não de uma crise política mas sim de uma legitimidade das eleições de dia 04 de outubro, que representa a nova maioria da Assembleia da República e um acordo para parar o empobrecimento em Portugal", justificou.

A deputada do BE - partido que pela primeira vez esteve hoje numa tomada de posse - lembrou que quando Cavaco Silva "decidiu indigitar Pedro Passos Coelho para formar um Governo já sabia que ele não teria maioria na Assembleia da República, já sabia que seria rejeitado".

"Há um novo Governo em Portugal, o Governo do PS baseado no acordo maioritário da Assembleia da República com outras forças, nomeadamente com o Bloco de Esquerda", sublinhou.

Na opinião de Catarina Martins este é um "Governo que se baseia num acordo para parar o empobrecimento do país e um Governo cuja legitimidade vem das eleições do dia 04 de outubro".

"Este Governo é fruto do que os portugueses decidiram no dia 04 de outubro quando foram votar. Há uma nova maioria na Assembleia da República, há um novo governo para travar o empobrecimento em Portugal", reiterou.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.