Detido suspeito de ter esfaqueado soldado francês em Paris

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 29 mai (Lusa) -- As autoridades francesas anunciaram terem detido hoje um homem suspeito de ter esfaqueado, no passado sábado, em Paris, um soldado francês.

"O alegado perpetrador do ataque contra um soldado na tarde de sábado (...) foi detido esta manhã", disse o ministro do Interior francês, Manuel Valls, num comunicado citado pela agência AFP.

O comunicado indica que o alegado autor do ataque foi detido na localidade de La Verrière, no departamento de Yvelines, situado na periferia oeste de Paris.

Fontes próximas da investigação, citadas pela agência noticiosa francesa, indicaram que o suspeito, 22 anos, tem sido um seguidor do "tradicionalismo ou mesmo do islamismo radical nos últimos três ou quatro anos". Contudo, afigura-se necessário algum cuidado neste caso, na medida em que a investigação está ainda numa fase muito preliminar, alertaram as mesmas fontes, apontando que o jovem não é conhecido como um 'jihadista'.

O ataque, que teve lugar num centro comercial e de transportes subterrâneo, ocorreu escassos dias depois de um outro, em Londres, perpetrado igualmente contra um militar.

Apesar disso, as autoridades não estabeleceram qualquer ligação entre os dois casos.

Cedric Cordiez, de 23 anos, foi esfaqueado no pescoço quando patrulhava uma zona empresarial com mais dois colegas, tendo ficado ferido na sequência do ataque, cujo autor desapareceu na multidão.

Fontes próximas da investigação indicaram, esta segunda, que o suspeito foi 'apanhado' a rezar num vídeo poucos minutos antes do ataque e que um saco plástico contendo uma garrafa, uma faca e lixo foi descoberto nas proximidades.

Cedric Cordiez recebeu alta hospitalar na manhã de segunda-feira, tendo regressado à sua unidade militar.

DM //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial