Faculdade de Arquitetura da U. Porto leva Centro Histórico à Bienal na China

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 25 nov (Lusa) -- O Centro Histórico do Porto, Património Cultural da Humanidade, é o mote da exposição que a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) leva à Bienal Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen e Hong Kong, anunciou hoje a FAUP.

"The City, the School and the Masters" ("A cidade, a Escola e os Mestres") é o título da exposição que a FAUP leva à China e que propõe uma reflexão sobre o Centro Histórico do Porto, classificado como Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1996.

A exposição vai estar patente entre 04 de dezembro de 2015 e 28 de fevereiro de 2016 na Bienal Bicitadina de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen e Hong Kong 2015, a única bienal dedicada aos temas do urbanismo e da arquitetura.

A participação da FAUP vai ser feita através de uma exposição com vídeos que "trata e ilustra a forma como a Faculdade se relaciona com a cidade", explicou à Lusa Carlos Guimarães, diretor da FAUP.

"A Avenida da Ponte (o eixo entre Estação S. Bento e Sé do Porto) serviu como local urbano para o exercício de pensar num equipamento cultural no centro da cidade. Vamos mostrar uma forma de ensinar e entender o património histórico e as respostas contemporâneas para intervir sobre ele", acrescentou Carlos Guimarães.

A participação da FAUP na Bienal Bicitadina de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen e Hong Kong 2015, "integra-se numa estratégia de reforço da visibilidade internacional da FAUP e de abertura de relações académicas com outras instituições", explica Carlos Guimarães, diretor da FAUP.

"A cidade do Porto geminou-se com a cidade de Shenzhen, com mais de 10 milhões de habitantes, e que é um ponto de desenvolvimento e é um centro vital para criar pontes", sustentou Carlos Guimarães, referindo que estar nesta bienal é uma "oportunidade" para mostrar a "Escola do Porto de Arquitetura".

Na exposição vai poder ver-se uma instalação de vários vídeos sobre a cidade real do Porto "através da captação dos seus sons, luz e gente" e vídeos com o diálogo entre os estudantes e testemunhos do consagrado arquiteto Álvaro Siza Vieira.

A participação da FAUP na bienal chinesa, cujo tema geral é "Re-Living the City" (Reviver a Cidade), é coordenada pelos arquitetos e docentes Ana Neiva e Marco Ginoulhiac e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto.

CCM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.