Preços na produção industrial com queda homóloga de 0,1% em Agosto - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 set (Lusa) -- O índice de preços na produção industrial registou em agosto uma queda homóloga de 0,1% e uma variação nula face ao mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em julho, a evolução homóloga da taxa foi de 1,1%, enquanto que em igual mês do ano anterior a variação foi de 1,2%.

O INE explica que a taxa de variação homóloga do índice de preços na produção industrial se situou em -0,1% em agosto, o que "representou um decréscimo de 1,2 pontos percentuais comparativamente à taxa observada em julho".

O instituto de estatísticas refere ainda que o índice da secção das Indústrias Transformadoras apresentou uma variação homóloga de -1,1% (0,4% no mês anterior), tendo contribuído com -0,9 pontos percentuais para a variação homóloga do índice total, enquanto a variação mensal foi nula em agosto.

Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo, por sua vez, registaram contributos negativos para a variação do índice global, -0,3 pontos percentuais no seu conjunto, em resultado das taxas de variação homóloga de -0,6% e de -0,2%, respetivamente, contra 0,1% e 0,7% em julho em ambos os casos.

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.