Conselho Superior de Defesa Nacional reune terça-feira ao final da tarde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 nov (Lusa) - O Conselho Superior de Defesa Nacional CSDN), que é presidido pelo Presidente da República, reúne terça-feira pelas 17:00, foi hoje anunciado.

A agenda da reunião não foi divulgada.

O CSDN é o órgão consultivo do Presidente da República para os temas da Defesa, reúne periodicamente, e inclui os titulares das pastas da Defesa, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, das Finanças, da Indústria e Energia e dos Transportes e Comunicações.

É composto ainda pelos quatro chefes militares das Forças Armadas, os representantes da República para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, o presidente da Comissão Parlamentar de Defesa e outros dois deputados da Assembleia da República.

A última reunião do CSDN realizou-se em abril e, nessa altura, foi dado parecer favorável ao envio de quatro caças F-16 para a Roménia, por um período de dois meses, no âmbito de uma missão da NATO.

O CSDN deu ainda parecer favorável à participação de um batalhão de infantaria mecanizada "em exercícios de postos de comando e exercícios reais", em 2016, no âmbito das "forças de resposta" da NATO.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).