Inditex regista lucros líquidos de 951ME no primeiro semestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 18 set (Lusa) -- O grupo Inditex, proprietário da Zara, obteve lucros líquidos de 951 milhões de euros no seu primeiro semestre fiscal (de fevereiro a julho), mais 1% que no mesmo período de 2012.

Segundo informação da empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, as vendas aumentaram 6% para 7.655 milhões de euros, com um aumento da faturação de 2% em superfície comparável (lojas que estão abertas há mais de um ano).

O EBITDA (resultados operacionais reais antes de provisões, impostos e amortizações) foi de 1.624 milhões de euros, valor idêntico ao de há um ano (1.621 milhões de euros).

Os resultados apresentados hoje pelo gigante do têxtil com sede na Galiza são melhores do que os antecipados pelo mercado.

Analistas citados na imprensa espanhola antecipavam, em média, lucros líquidos de 926 milhões de euros e um EBITDA de 1.599 milhões de euros.

Em comunicado a Inditex explica que o crescimento do espaço comercial e as aberturas no semestre de 95 lojas em 40 mercados, estão em linha com o programa previsto para 2013.

Por zonas geográficas, no primeiro semestre, Espanha continuou a perder peso na faturação global da empresa, passando de 21,5 % para 19,3 % das vendas totais, com a Ásia a ganhar 1,5 pontos percentuais para 21,7 %.

A América representou 14,4 % das vendas e a Europa (sem Espanha) 44,6 %.

No final de julho a Inditex contava com 6.104 lojas em 86 mercados a que se somam lojas "on-line" em 24 países.

A Inditex explica que desde o início do ano gerou mais 10.111 postos de trabalho e que já emprega 122.579 pessoas em todo o mundo.

ASP // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.