PS e maioria trocam acusações sobre Estaleiros de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal

PS e maioria trocaram hoje acusações sobre quem tem mais culpas pela situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o PCP, BE e PEV a exigir garantias quanto à construção naval e postos de trabalho.

Depois de lamentar a "triste herança do PS" quanto aos Estaleiros, o ministro da Defesa Nacional defendeu que a prevista "subconcessão vai permitir salvar o maior número de postos de trabalho", afirmando que esse é o objetivo do Governo.

Intervindo no debate de apreciações parlamentares do PS e do PCP sobre o decreto que prevê a subconcessão dos Estaleiros, José Pedro Aguiar Branco lembrou um despacho assinado em 2011 pelo então secretário de Estado do PS Jorge Fão prevendo a redução progressiva de trabalhadores até ao número de 420, que "não foram logo despedidos porque foi revogado" quando o PSD/CDS-PP chegou ao Governo.

No início do debate, o deputado socialista Jorge Fão disse que pretendia "sensibilizar e tentar conquistar" o ministro para "outra solução que não aquela que conduzirá ao desmantelamento dos estaleiros e claramente à possibilidade do seu encerramento" e acusou o Governo de nada ter feito para viabilizar a empresa.

Numa acesa troca de palavras, o deputado Jorge Fão respondeu depois que "é falsa a acusação" de que existiu um despacho para despedir 420 pessoas referindo depois que "existiu um plano para recuperar a empresa que previa a redução progressiva até 400 postos de trabalho" e que "ao mesmo tempo despachava no sentido de rever o plano para garantir fontes de receita que garantissem a viabilidade da empresa".

Pelo PSD, o deputado Eduardo Teixeira considerou que o "facto de 14 entidades terem concorrido" à subconcessão permite ter confiança de que a produção naval é para manter e acusou o PS de "demagogia eleitoral" depois "de querer mandar trabalhadores para o desemprego".

João Rebelo, pelo CDS-PP, considerou que a manutenção da construção e reparação naval "é vital para a economia portuguesa", manifestando-se convicto de que esse objetivo será cumprido.

No entanto, acusou o PS de "não terem qualquer solução alternativa" e de andar "a vender ilusões".

Pelo PCP, partido que também apresentou um projeto de resolução para a cessão de vigência do decreto que prevê a subconcessão dos estaleiros, o deputado António Filipe frisou que a solução do Governo "é uma privatização com a agravante de não garantir postos de trabalho".

"Trata-se de um novo episódio do já conhecido e inaceitável processo de destruição dos estaleiros de Viana", acusou, considerando que a conservação do valor estratégico da empresa justifica um plano de viabilização que não existe por "falta de vontade política".

Por seu lado, o líder parlamentar do BE criticou o "empurra para um lado e para o outro" que atribuiu a "trica partidária" e ao período de campanha eleitoral e questionou o ministro sobre "onde é que no decreto lei está prevista a manutenção da construção naval e dos postos de trabalho".

Heloísa Apolónia, do PEV, exigiu ao ministro que quantifique o número de trabalhadores - cujos representantes assistiram ao debate na galeria do Parlamento - serão despedidos, mas não obteve resposta por parte de Aguiar Branco.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.