Compra da ANA concluída hoje com pagamento final de 1.400 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) - O secretário de Estado dos Transportes avançou que a transação relativa à compra da ANA - Aeroportos de Portugal pela Vinci "ficou hoje totalmente concluída", com o pagamento final de 1.400 milhões de euros.

"A transação do ponto de vista de privatização e de pagamento de concessão ficou totalmente concluída hoje", disse Sérgio Monteiro, na cerimónia da assinatura do projeto de parceria estratégica entre o Estado Português e a gestora aeroportuária francesa.

No total, a privatização da ANA rendeu aos cofres do Estado 3.080 milhões de euros, tendo sido hoje recebidos os últimos 1.400 milhões de euros pelo Estado português que, segundo Sérgio Monteiro, servirão para "a consolidação orçamental e abater à dívida pública".

O secretário de Estado adiantou ainda que a ANA e a Vinci, como acionista, vão apresentar um plano estratégico a cada cinco anos, que promova a coesão social e territorial e o desenvolvimento dos aeroportos portugueses, sendo o primeiro entregue até 14 de dezembro deste ano.

O governante lembrou ainda que o contrato de concessão prevê um mecanismo de partilha de receita que não se esgota neste processo de privatização.

"Entre o ano 11 e o ano 50 é feita uma partilha entre 1% e 10% das receitas", o que permite que além dos 3.080 milhões de euros, o Estado encaixe mais 2.200 milhões de euros durante a vida do contrato.

"Muito importante é que o processo de parceria começa hoje, o Estado deixa a função de acionista, reforça a função de regulador e vamos verificar todos os compromissos assumidos pela Vinci", garantiu Sérgio Monteiro.

 

JMG// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.