Maria Luís Albuquerque analisava empréstimos e não 'swap' no IGCP - Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) -- O Ministério das Finanças esclareceu hoje que as funções de Maria Luís Albuquerque no IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública "eram de análise de pedidos das empresas públicas sobre empréstimos e não sobre 'swaps'".

O esclarecimento do Ministério das Finanças surge depois de, na segunda-feira, o antigo presidente da Estradas de Portugal (EP), Almerindo Marques, ter afirmado no parlamento que a atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi a responsável do IGCP que deu o parecer favorável ao contrato 'swap' celebrado pela empresa em 2010.

"O contrato teve parecer favorável do IGCP e a técnica foi a ministra das Finanças", declarou Almerindo Marques na comissão parlamentar de inquérito aos 'swap' (instrumentos de gestão de risco financeiro).

"Tal como já foi explicitado pela própria na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Setor Público, as funções de Maria Luis Albuquerque no IGCP eram de análise de pedidos das empresas públicas sobre empréstimos e não sobre 'swaps'", lê-se no comunicado do Ministério das Finanças.

O ministério acrescenta que "em 2009-2010, o IGCP não estava mandatado para emitir pareceres obrigatórios sobre contratação de instrumentos derivados".

O ministério tutelado por Maria Luís Albuquerque diz ainda que "não correspondem à verdade as declarações proferidas" por Almerindo Marques na comissão de inquérito", acrescentando que tal pode ser comprovado nos pareceres do IGCP sobre os empréstimos à empresa, "de onde decorre que as condições dos 'swaps' oferecidas pelo banco financiador não eram conhecidas do IGCP".

Estes pareceres constam da informação remetida à comissão de inquérito, segundo o comunicado divulgado hoje.

Na sequência das declarações de Almerindo Marques, o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, defendeu hoje que a ministra das Finanças não tem condições éticas para continuar no cargo, afirmando que Maria Luís Albuquerque "não falou verdade ao Parlamento" sobre os 'swap'.

Também o Bloco de Esquerda (BE) considerou hoje não haver "nenhumas condições" para Maria Luís Albuquerque se manter como ministra das Finanças, depois de o antigo presidente da EP a ter desmentido na comissão parlamentar de inquérito.

O porta-voz do PSD, Marco António Costa, considerou hoje que está a haver "um ataque" à ministra das Finanças a propósito dos contratos 'swap' e que Maria Luís Albuquerque já "foi atacada" outras vezes e "a montanha pariu um rato".

CSJ/(JNM/JRS/SF/IEL) // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.