Desemprego diminuiu pela primeira vez em vários semestres no Tâmega e Sousa

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 17 set (Lusa) - O desemprego diminuiu, pela primeira vez, em vários semestres, no Tâmega e Sousa, apesar de afetar ainda 45.626 pessoas, revelam dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No período de fevereiro a agosto de 2013, a redução foi pequena em termos percentuais (0,62%), com os números a apontarem para desempenhos muito distintos entre os 12 municípios daquele território.

Desde o final de 2010, a região perdeu mais de 12.000 postos de trabalho.

Para o resultado global positivo do Tâmega e Sousa no último semestre muito contribuíram os resultados de Felgueiras, onde o desemprego diminuiu 13,5%, o que se traduz no ganho de 443 postos de trabalho. A taxa de desemprego neste concelho é de cerca de 9,5%, cerca de metade da média da região (18,25%).

Os resultados positivos de Felgueiras têm sido atribuídos por empresários e sindicalistas locais ao bom desempenho da indústria de calçado.

Também com um resultado bastante positivo no mesmo período apresenta-se Amarante, com uma diminuição de 211 pessoas inscritas no centro de emprego. Em termos percentuais, esse número corresponde a uma diminuição de 4,15%. Apesar disso, Amarante ainda apresenta uma taxa de desemprego próxima dos 20%.

Castelo de Paiva também contribui para a diminuição nos números do desemprego do Tâmega e Sousa, com menos 160 pessoas inscritas no centro de emprego.

Com resultados positivos, mas com menor expressão, emergem ainda Baião, Cinfães, Marco de Canaveses e Penafiel.

A evolução de Penafiel evidencia-se, porque contrasta com as sucessivas subidas verificadas desde 2010.

Ao invés, em Paredes, Paços de Ferreira e Lousada mantém-se a tendência dos últimos semestres, com perdas sucessivas de centenas de postos de trabalho.

De fevereiro a agosto, Paredes perdeu 321 empregos. Neste concelho, onde predomina a indústria de mobiliário, estão registados 8.801 desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego superior a 20%, a mais elevada do Vale do Sousa.

Em Paços de Ferreira, o número de inscritos nos centros de emprego aumentou 175 e em Lousada 117.

Em termos absolutos, os concelhos de Cinfães e Resende mantêm-se com as taxas de desemprego mais elevadas do território, ambas superiores a 27%.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.