Venda de automóveis em Portugal com a 2.ª maior subida de toda a UE em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) -- A venda de automóveis em Portugal registou em agosto a segunda maior subida em toda a União Europeia, numa tendência contrária à dos parceiros europeus, subindo 13% face ao mês homólogo anterior, quando na Europa os novos registos diminuíram 5%.

O registo de novas matrículas em Portugal ascendeu às 6.152 unidades no mês em análise (5,442 em agosto de 2012), sendo que no acumulado dos primeiros oito meses do ano, o mercado português apresenta também o terceiro melhor desempenho da União, com uma subida de 5,8%, revelou hoje a Associação dos Construtores Automóveis Europeus (ACEA).

Na Europa, o registo de novas matrículas caiu 5% em agosto, apagando uma subida de igual magnitude registada em julho último.

No total, foram registadas 653.872 unidades em 27 países da União Europeia (os dados de Malta não foram disponibilizados), de acordo com um comunicado da ACEA.

O mercado automóvel na União Europeia (UE), em baixa desde há vários meses, conheceu uma retoma moderada em abril (+1,7%) e depois de 5% em julho.

O recuo das vendas em agosto pesou particularmente no grupo francês PSA Peugeot Citroën, com as vendas a caírem 17,3% em toda a Europa.

Em contrapartida, o concorrente francês Renault registou um aumento das vendas de 6%, um desempenho a que não são alheios os baixos custos da marca Dacia (+16,5%).

A generalidade dos construtores apresentou maus resultados, com a exceção da General Motors, cujas vendas subiram 0,5%, e dos construtores alemães especializados nas gamas altas, BMW (+9,8%) e Daimler (+5,8%).

Entre os maiores mercados da UE, as vendas apenas aumentaram no Reino Unido. Alemanha, França, Itália e Espanha foram mercados em contração.

APL // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.