Parlamento discute hoje recomendação ao Governo para modernizar Linha do Minho

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 17 set (Lusa) - O parlamento vai discutir hoje um projeto de resolução do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) que recomenda ao Governo que avance com a modernização e eletrificação da Linha do Minho, incluindo a duplicação das vias até Valença.

A proposta, justificada com o "enorme potencial de cativação de passageiros" daquela linha, vai ser discutida em sessão plenária, esta tarde, e o partido afirma que a modernização total do traçado poderia reduzir a duração da viagem Porto-Vigo (Galiza, Espanha), "tornando mais aliciante o transporte ferroviário na região".

A modernização da linha ferroviária, defendem ainda os deputados do PEV proponentes desta recomendação, "constituiria um importante contributo para o crescimento económico da região e também para o reforço das relações comerciais com a Galiza".

Assim, segundo a recomendação daquele partido, o Governo deve garantir "obras de duplicação das vias, eletrificação e requalificação do troço Nine-Valença", mas também "uma maior articulação dos horários dos comboios regionais com os comboios de longo curso".

Neste projeto de resolução, os deputados Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira sublinham que a ligação ferroviária entre Porto e Vigo "tem sido alvo de um desinvestimento continuado e significativo", devendo por isso ser "modernizada".

Desde 02 de julho que a ligação entre Porto e Vigo é feita em duas horas e 15 minutos, uma redução em cerca de 45 minutos obtida através da supressão de todas as anteriores paragens intermédias.

Este novo comboio "Celta" é operado em conjunto pelas empresas CP e Renfe (Espanha).

O Governo português prevê mais de 110 milhões de euros para a modernização e eletrificação da Linha do Minho até 2016, investimento que permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.