Regulamento de gestão dos bairros municipais do Porto aprovado, oposição votou contra

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 mai (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje, com os votos contra da oposição (PS e CDU), o regulamento dos bairros municipais da cidade, que visa disciplinar a gestão dos cerca de 13 mil fogos municipais.

O vereador da CDU e os cinco vereadores do PS afirmaram não se reverem no regulamento, que consideram ter uma série de aspetos negativos.

O documento regressou hoje a reunião do executivo, depois de ter estado em discussão pública por 30 dias e de acolher algumas propostas sugeridas pelo PS e CDU, bem como por munícipes.

O vereador comunista, Pedro Carvalho, condenou este regulamento por ser "algo que olha para a habitação social como um favor que se faz aos pobres".

"Lutaremos sempre que possível pela sua revogação e lá estaremos no próximo mandato para que seja revogado", sublinhou Pedro Carvalho.

O comunista entende que o facto de a Câmara querer aprovar agora o regulamento a poucos meses de eleições autárquicas pode ter duas leituras: ou a maioria pretende atuar em algumas situações ainda antes das eleições ou "pretende criar um trabalho que se calhar não vai ter futuro".

O comunista considerou que o regulamento está "hoje melhor com os contributos da CDU, do PS e de munícipes [dados em período de discussão pública]", mas criticou a maioria por ter chumbado hoje a sua proposta para a criação do provedor do inquilino.

Pedro Carvalho defende que um provedor do inquilino é "necessário para garantir a transparência da gestão do parque habitacional e dos critérios de atribuição de uma habitação social municipal".

Os vereadores do PS, que também defenderam a criação desta figura, consideraram que o documento "mantém um conjunto de aspetos negativos" e tem "problemas relativamente à forma, ao conteúdo e ao processo".

A socialista Fernanda Rodrigues criticou não ter sido incluída no regulamento a criação do provedor do inquilino, afirmando que "a provedoria do cidadão com deficiência [já existente] tem um valor equivalente a esta" que foi rejeitada, tendo em conta que cerca de 20% da população do Porto vive em habitação social.

Para o PS, este regulamento não é considerado "útil para regular a habitação social".

A vereadora da maioria responsável pelo pelouro da habitação, Matilde Alves, referiu que este regulamento "é o resultado de uma profunda maturação das práticas que a [empresa municipal] DomusSocial desenvolveu".

"Se houve regulamento que foi alvo de discussão com os moradores foi este", frisou, explicando que, desde 2004, a DomusSocial reúne-se semanalmente com moradores dos bairros.

A proposta hoje aprovada de Regulamento de Gestão do Parque Habitacional pretende organizar a atribuição, manutenção e cessação da ocupação dos bairros sociais.

"É a circunstância de se encontrarem em grave carência económica, fruto de parcos rendimentos, que justifica a concessão de uma habitação com apoio público, concessão essa que, naturalmente, deverá vigorar apenas enquanto persistirem os pressupostos que estiveram na base e justificaram essa atribuição", lê-se na nota justificativa deste regulamento.

Para a maioria, "as habitações municipais de cariz social não podem pretender, assim e portanto, oferecer guarida habitacional eterna a quem as venha a ocupar".

O executivo aprovou ainda, com as abstenções dos seis vereadores da oposição, a alteração ao Código Regulamentar do Município do Porto.

JAP/MAZN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.