Concluída operação para endireitar 'Costa Concordia' - oficial

Concluída operação para endireitar 'Costa Concordia' - oficial
| Mundo
Porto Canal

A operação para endireitar o navio 'Costa Concordia' foi concluída e a embarcação está na vertical, revelou Franco Gabrielli, chefe da agência de Proteção Civil que supervisionou os trabalhos.

O navio, encalhado na costa da ilha italiana de Giglio, obrigou a uma operação sem precedentes e está agora a "zero graus" garantiu o mesmo responsável.

As operações para endireitarem o navio de cruzeiros foram mais lentas do que inicialmente previsto devido ao mau tempo que se faz sentir na região.

O navio de 290 metros -- mais longo do que o Titanic e duas vezes mais pesado -- emergiu gradualmente do mar junto à ilha Giglio, na Toscânia.

A operação está orçada em 600 milhões de euros mas as seguradoras da companhia proprietária do navio, Costa Crociere, que vão pagar a conta, estimam que esta poderá vir a atingir 1,1 mil milhões de euros.

Com 14 cobertas (andares), o Costa Concordia era um palácio flutuante com um casino, quatro piscinas e o maior spa alguma vez construído num navio.

O paquete embateu nas rochas da costa da ilha Giglio depois de virar acentuadamente em direção à ilha numa manobra alegadamente ordenada pelo comandante, Francesco Schettino.

Apelidado como "Captain Coward" (Capitão Cobarde) e "o homem mais detestado de Itália" por ter abandonado o navio com passageiros ainda a bordo, Schettino está agora a ser julgado.

Quatro membros da tripulação e o dirigente da unidade de crise da empresa proprietária do barco, Costa Crociere, foram já condenados a pequenas penas de prisão pelos papéis que desempenharam no naufrágio.

O navio tinha 4.229 pessoas de 70 países a bordo quando naufragou, a 13 de janeiro de 2012.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.