António Costa pode "apresentar imediatamente um elenco governativo"

António Costa pode "apresentar imediatamente um elenco governativo"
| Política
Porto Canal (IYB)

Depois da queda do Governo PSD/CDS, o líder socialista já afirmou estar disponível para “apresentar imediatamente um elenco governativo", em entrevista à Visão. No entanto, António Costa ainda não comunicou publicamente quem poderão vir a ser os seus ministros.

O deputado líder do PS ainda não revelou quem poderão vir a ser os seus ministros mas já assegurou que "pode apresentar imediatamente um elenco governativo". Alguns militantes já confirmaram que poderão fazer deste executivo como, por exemplo, o economista independente Manuel Caldeira Cabral, que afirmou que seria uma "honra" ser ministro, esta quarta-feira. Mário Centeno, o economista do Banco de Portugal, também se mostrou receptivo para o cargo de ministro das Finanças, numa entrevista à RTP.

Depois da morte, esta semana, do seu amigo, apoiante e possível ministro da Cultura do seu Governo, Paulo Cunha e Silva, Costa viu-se obrigado a alterar planos e a considerar a hipótese de outras personalidades ocuparem esse lugar. Um dos possíveis candidatos será José Manuel dos Santos, apoiante do PS, antigo adjunto de três presidentes da República e administrador da Fundação da EDP.

José António Vieira da Silva, político e economista, é apontado como possível responsável das implicações de negociação permanente resultante dos acordos com o Bloco Esquerda e a CDU e Adalberto Campos Fernandes é indicado para o sector da Saúde. Também é seguro que Maria Manuel Leitão Marques assuma a posição de ministra da Modernização Administrativa, devido à sua formação jurídica.

João Soares e Miranda Calha são possíveis escolhas para a Defesa. Para o pelouro do Ambiente, provavelmente a professora universitária Helena Freitas, que foi cabeça de lista do PS em Coimbra e o jovem bioquímico Tiago Brandão Rodrigues poderá ir para o cargo da Educação.

 

Imagem: Facebook PS

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.