Pedro Carvalho defende "política de conservação" para monumentos do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 16 set (lusa) -- O candidato da CDU à Câmara do Porto, Pedro Carvalho, defendeu hoje uma "política de conservação" de monumentos em domínio público, como estátuas, criticando o "desleixo" do atual executivo liderado pelo social-democrata Rui Rio.

"Esta é mais uma das heranças negativas e a pagar pelo próximo executivo", disse Pedro Carvalho aos jornalistas, numa ação de campanha que realizou esta tarde junto ao Monumento ao Empresário (Boavista/avenida Marechal Gomes da Costa), que se encontra degradado há vários anos.

O candidato da CDU assumiu "o compromisso" de, junto do próximo executivo, "propor que haja uma identificação clara destas obras de arte que estão no domínio público municipal", para que depois "haja uma política de conservação, coisa que esta Câmara não tem feito de todo".

Chamando a atenção para o estado degradação deste e de outros monumentos e espaços públicos da cidade, como a estátua central da praça dos Leões, "que se encontra pintada", a estátua de António Nobre na Cordoaria, "que está sem letras", ou os Caminhos do Romântico, "abandonados", Pedro Carvalho considerou que o "desleixo" deste executivo de Rui Rio é "um desrespeito para com os autores/criadores das obras de arte".

O Monumento ao Empresário, da autoria de José Rodrigues e que foi inaugurado em outubro de 1992 pelo então primeiro-ministro, Cavaco Silva, encontra-se com muitos dos seus painéis espelhados partidos e sem água.

O candidato, que é vereador no atual executivo, afirmou que a Câmara "não se pode redimir das suas responsabilidades".

"Tem que haver investimento", sublinhou, acrescentando que "sem conservação, a reabilitação sai agora muito mais cara".

Na sua opinião, é preciso "devolver aos munícipes" estes espaços públicos e monumentos públicos, através da sua reabilitação.

O candidato defendeu ainda que, a par da reabilitação, "deve ser programada uma agenda de animação" para os espaços públicos e que esta "envolva as comunidades locais".

"O espaço público é muito importante. Quase tudo que está no domínio municipal é da responsabilidade da Câmara. Não podemos ter este estado de abandono, temos que ter intervenção", concluiu.

Para além de Pedro Carvalho, na corrida à Câmara do Porto estão Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Rui Moreira (independente), Manuel Pizarro (PS), Nuno Cardoso (independente), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

JAP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.