PR não comenta diploma sobre pensões antes de conhecer versão final

| Política
Porto Canal / Agências

Guimarães, 16 nov (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, escusou-se hoje a comentar o diploma que prevê cortes nas pensões da Caixa Geral de Aposentações, por ainda não ser conhecida a versão final do diploma.

Em Guimarães, à margem de uma visita ao parque tecnológico AvePark, Cavaco Silva foi questionado sobre o diploma de convergência das pensões entre o setor público e privado aprovado no último Conselho de Ministros e a possibilidade de ser também aplicada sobre as pensões mais altas a contribuição extraordinária de solidariedade.

"A criação de um novo imposto extraordinário sobre o rendimento dos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações vai entrar ou acaba de entrar na Assembleia da República, onde será objeto de debate, é assim que deve ser. Nós não conhecemos neste momento a versão final (...) O Presidente da República não se deve pronunciar sobre diplomas cuja forma final não é conhecida", referiu.

"Devemos respeitar o tempo que cabe à Assembleia da República", acrescentou Cavaco Silva.

Disse ainda que quando o diploma lhe for apresentado para promulgação, submetê-lo-á a uma "análise rigorosa", como costuma fazer com todos.

Lembrou que em agosto recebeu 15 diplomas e que, de acordo com os pareces jurídicos que pediu, enviou dois para o Tribunal Constitucional - o regime de requalificação dos funcionários públicos e o diploma que cria o Tribunal Arbitral do Desporto.

O diploma, aprovado na quinta-feira, em Conselho de Ministros e entregue no Parlamento na sexta-feira, prevê reduzir em 10% as pensões dos funcionários públicos de valor superior a 600 euros.

VCP/SMA // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.