Portugal e Espanha vão ser "grandes surpresas" económicas da UE -- Governo espanhol

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 16 set (Lusa) - O secretário de Estado do Comércio espanhol manifestou-se hoje "convencido" que Portugal e Espanha vão ser as "grandes surpresas" das economias europeias nos próximos anos, com os primeiros sinais de crescimento já visíveis.

"Estou convencido de que Espanha e Portugal vão ser as grades surpresas das economias a nível europeu, nos próximos anos. Como desconfiaram de nós quando foi a adesão ao euro, e depois surpreenderam-se, acho que isso vai voltar a acontecer agora", afirmou Jaime Garcia Legaz.

Legaz falava num almoço-debate da Câmara Hispano-Portuguesa, em Madrid, no qual analisou a atual conjuntura económica e os sinais positivos que se evidenciam na relação com o mercado exterior e no resto da economia.

"Estamos na boa direção. Este trimestre registámos crescimento positivo pela primeira vez. Isso marcará um antes e um depois. No terceiro trimestre haverá mais crescimento positivo. Não voltaremos a ter mais contração económica nos próximos tempos", disse.

Numa análise predominantemente positiva da situação económica espanhola - apesar de dados preocupantes em torno a questões como o desemprego e o débil crescimento interno - Legaz considerou haver sinais de que a recuperação económica "é definitiva".

"Não estamos perante sinais de uma recuperação que se iria abortar, mas sinais de que o crescimento pode ser sustentado", disse.

O secretário de Estado destacou em particular a "pujança" da balança comercial espanhola, com o país a recuperar grande parte do défice externo, num cenário de diversificação do mercado geográfico que ajudou a "reduzir a dívida externa e a dependência externa no financiamento".

Há mais empresas exportadoras, disse Legaz, "mais a exportar consecutivamente" e um crescimento significativo do componente de alto valor tecnológico".

A nível bilateral, Legaz recordou os fortes laços comerciais com Portugal, "uma economia fundamental para Espanha" e "o mercado exterior com que melhor e mais estreitamente está integrada a economia espanhola".

Questionado sobre a possibilidade da criação de um mercado único ibérico, Legaz recordou os passos já dados na integração, como o mercado ibérico de eletricidade e gás, que "demonstram que se está a andar na boa direção".

"Existe, de facto, um mercado ibérico. Isto é bom para as economias portuguesa e espanhola", afirmou.

Questionado sobre o facto de, no primeiro semestre, a balança comercial com Portugal ter melhorado para o lado português, o secretário de Estado afirmou que o mais importante, do que uma leitura bilateral da balança, é que "a economia portuguesa se recupere o quanto antes".

"Está a melhorar do lado português e isso é bom. Portugal está a melhorar a sua competitividade, a fazer as suas reformas, a melhorar a sua capacidade exportadora", disse.

"Visto do lado espanhol, quanto melhor estiver a economia portuguesa, melhor estará a economia espanhola porque aumentará as suas vendas para o país", afirmou.

ASP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.