Parceria com China Three Gorges "atingiu todos os objetivos", diz António Mexia

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 16 set (Lusa) - O presidente da EDP (Energias de Portugal), António Mexia, afirmou hoje que a parceria com a China Three Gorges (CTG) "atingiu todos os objetivos" e que a companhia chinesa "cumpriu todos os cumprimentos formais" que assumiu.

"Esta parceria deu mais músculo à EDP e nós também trouxemos à CTG uma capacidade de globalização (...). O resultado não podia ser senão positivo", disse António Mexia aos jornalistas em Pequim, num intervalo de uma inédita reunião com executivos de uma centena de empresas portuguesas e chinesas, organizada pela EDP e a CTG.

É o "maior encontro empresarial organizado por privados entre Portugal e a China" e a abertura contou também com a presença de Maria Belém Roseira, da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, e do embaixador de Portugal em Pequim, Jorge Ryder Torres Pereira.

"O sucesso de Portugal dependerá da nossa atitude perante a globalização. Obviamente, a China e os parceiros chineses são essenciais para as companhias portuguesas. Esta junção é crítica", afirmou o presidente da EDP.

António Mexia salientou que a EDP é "a maior multinacional portuguesa" e em conjunto com a CTG, que é hoje o seu maior acionista, pode "abrir 30 mercados" aos respetivos fornecedores.

O objetivo da reunião de Pequim é "abordar o mercado chinês, mas sobretudo a África e América Latina", disse.

Em dezembro de 2011, a CTG ganhou um concurso internacional para a privatização da EDP, pagando 2.700 milhões de euros pela participação de 21,35% que o Estado português detinha na empresa.

"Foi o maior investimento da China na Europa", realçou António Mexia.

Questionado sobre os "compromissos" assumidos então pelo parceiro chinês, o presidente da EDP disse que "até hoje, a CTG fez tudo aquilo a que se obrigou".

Uma das clausulas do acordo com o governo português previa a possibilidade de uma subsidiária da CTG construir em Portugal uma fábrica de turbinas eólicas, mas segundo declarou domingo à Lusa o presidente da empresa chinesa, Cao Guangjing, não se tratava de um "compromisso".

AC.// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.