Jovens empreendedores são a seiva da nossa economia - Presidente da República

| Economia
Porto Canal / Agências

Guimarães, 16 set (Lusa) - O Presidente da República disse hoje que os jovens empreendedores são a "seiva" da economia portuguesa e que terão um "papel decisivo" na recuperação económica de Portugal por serem os "empresários da economia pós-troika".

Em Guimarães, numa visita ao parque tecnológico da cidade, o AvePark, Aníbal Cavaco Silva, afirmou ainda que o trabalho em conjunto entre empresários e universidades é de "importância decisiva".

Cavaco Silva dedica o dia de hoje a visitas a empresas dirigidas por jovens no âmbito da iniciativa "Economia Real: Empreendedores que não se resignam" na sequência do encontro de fevereiro, em Belém, com jovens empresário, "Os Jovens e o Futuro da Economia".

"Estes jovens empreendedores são a seiva da nossa economia. Eles são a força de mudança no tecido empresarial português, eles são os empresários da economia pós 'troika'", salientou o Presidente.

O chefe de Estado disse estar "absolutamente convencido" do papel dos jovens empresários na economia do país.

"Eu acredito profundamente no papel decisivo que os jovens empreendedores portugueses irão representar para a recuperação da nossa economia, aumento da nossa competitividade e para a afirmação internacional do empresariado português", referiu.

Segundo o Presidente, esta geração de jovens "é uma geração que tem bons conhecimentos técnicos e tecnológicos, que aposta na inovação, na criatividade, que atua no mercado global e que trabalha em rede".

O Presidente não quis deixar, também, de "sublinhar importância decisiva do contacto e do trabalho em conjunto dos empresários com as universidades" portuguesas.

Cavaco Silva explicou ainda que com a iniciativa "Economia Real: Empreendedores que não se resignam" não pretende apenas conhecer empresas dirigidas por jovens.

"Esta jornada é também dedicada a ouvir os jovens empreendedores sobre as suas interrogações e sobre o rumo que defendem para o nosso país", apontou.

JYCR // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.