Nuno Cardoso anuncia "associação de amigos" do Cinema Batalha, Porto

| Política
Porto Canal / Agências

O candidato independente à Câmara do Porto Nuno Cardoso apresentou hoje um grupo de cidadãos disponível para lançar uma "associação de amigos" que devolva o Cinema Batalha à cidade, independentemente do resultado das eleições.

"O que a nossa candidatura está a fazer vai muito para lá de qualquer resultado nas eleições. É por isso que estamos na campanha. Não estamos para gastar dinheiro em cartazes. Em dez dias pusemos o Batalha aberto à cidade e agora queremos que a cidade o assuma. Temos um grupo de cidadãos disponíveis para assumir já o compromisso de lançar uma associação que vá futuramente explorá-lo", disse o candidato.

No fim de uma reunião com a Associação Amigos do Coliseu do Porto, o candidato anunciou a disponibilidade desta entidade para colocar a experiência de gestão ao serviço da "associação de amigos" do Batalha e apresentou como líder do projeto de reativação do equipamento José Carlos Tinoco, agente cultural e elemento ativo na luta contra a venda do Coliseu a uma associação religiosa, em 1995.

"Nisso [na constituição da associação para reativar o Batalha] a candidatura já não participa, porque o objetivo foi estimular a cidade para que, tal como fez no Coliseu do Porto, se motive para preservar e reativar o Batalha", explicou Nuno Cardoso, em declarações aos jornalistas à porta do Coliseu do Porto.

"É assim que vamos reativar a cidade, com atitudes pragmáticas, enérgicas e apaixonadas", vincou.

José Carlos Tinoco explicou aos jornalistas que o grupo de cidadãos que se mobilizou para reativar o Batalha ainda está a "desenvolver o projeto", preocupando-se para já em "criar a associação".

"O Coliseu foi resgatado e devolvido à cidade há 18 anos. Eu estive no seio desse enorme movimento. Criou-se uma comissão que conseguiu devolver o Coliseu à cidade. É isso que queremos fazer com o Batalha", explicou.

Para o agente cultural, o Cinema "pode ser um polo pluridisciplinar onde caibam imensos projetos" e será, certamente, "construído com uma base de diálogo constante com os agentes culturais e artísticos, os artesãos, os músicos ou os poetas".

Encerrado em 2000, o Cinema Batalha foi reaberto em maio de 2006 pela Associação de Comerciantes do Porto, que a 31 de dezembro de 2010 acabaria por entregar as chaves aos proprietários do edifício, classificado em novembro como Monumento de Interesse Público.

Nuno Cardoso presidiu à Câmara do Porto entre 1999 e 2002, quando Fernando Gomes abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna, no último Governo de António Guterres.

Além de Cardoso, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

O social-democrata Rui Rio, eleito pelo PSD/CDS-PP, é presidente da Câmara do Porto há três mandatos e não se pode recandidatar.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.