Resolução com ameaças pode fazer fracassar processo de paz na Síria - Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 16 set (Lusa) -- A Rússia advertiu hoje que a ameaça de consequências na resolução da ONU sobre a Síria pode fazer fracassar o processo de paz, mas disse-se convencida de que os Estados Unidos vão manter o enquadramento definido com Moscovo.

Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, reagia à declaração saída do encontro de hoje dos homólogos francês, britânico e norte-americano defendendo uma resolução "forte" que preveja "consequências" em caso de incumprimento pelo regime de Damasco.

"Se para alguém é mais importante ameaçar constantemente, essa é uma via para destruir completamente as hipóteses de organizar uma Conferência de Genebra II", disse Lavrov a jornalistas em Moscovo, referindo-se a uma reunião internacional para encontrar uma solução política para o conflito na Síria.

Lavrov, que falava após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Nabily Fahmy, qualificou o acordo russo-norte-americano como "uma via profissional e concreta".

E acrescentou que está "convencido de que, apesar desses anúncios, os norte-americanos vão aderir estritamente, como um parceiro negocial normal, ao que foi concluído" nas conversações com a Rússia no sábado.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.