Seguro em Óbidos numa ação dedicada à preservação do património

| Política
Porto Canal / Agências

Óbidos, 16 set (Lusa) - O secretário-geral do PS, António José Seguro, visitou hoje o centro histórico de Óbidos, numa ação que dedicou à importância da preservação do património histórico e em que bebeu uma ginja logo pelas 10:00 da manhã.

António José Seguro percorreu ao longo de hora e meia as principais ruas do interior das muralhas de Óbidos, tendo ao seu lado o candidato socialista a presidente da Câmara, Bernardo Rodrigues, e o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, ligado politicamente a Évora mas natural de Óbidos.

Em Óbidos o PS aposta forte em reconquistar a Câmara ao PSD, aproveitando a impossibilidade de o social-democrata Telmo Faria se recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos.

Ao longo da visita, António José Seguro elogiou a beleza natural e arquitetónica desta vila da região do Oeste, mas lamentou alguns aspetos menos cuidados ao nível da preservação do património histórico, como a instalação de um aparelho de ar condicionado de grandes dimensões numa das zonas exteriores das muralhas ou a notória degradação da pintura das paredes de algumas das mais principais igrejas.

Em termos políticos, o líder socialista foi globalmente bem recebido pela população local, ouvindo várias mensagens de incentivo à sua ação política, sobretudo no que respeita à persistência dos socialistas a favor da reposição do IVA da restauração nos 13 por cento.

Porém, durante o percurso, Seguro também se cruzou com um homem de meia idade que lhe chamou "Passos Coelho 2" e no local em que bebeu uma ginja (e comeu o copo de chocolate) o comerciante do estabelecimento transmitiu-lhe uma ideia de falta de confiança face ao futuro do país.

"Isto não anda para a frente. Antes a culpa era do Sócrates. Agora já não sei", desabafou o comerciante.

Já na parte final da visita, o secretário-geral do PS demorou algum tempo numa livraria de livros usados, onde, entre outros exemplares, folheou uma edição do início da década de 80 com 'cartoons' de Augusto Cid - um dos exemplares tinha o título "Eanito, o estático" - e uma das obras do liberal Stuart Mil, mas destacou principalmente uma coleção de livros de literatura editados pela RTP na década de 70.

"O meu pai colecionava estes livros religiosamente", observou António José Seguro.

Até ao final do dia, o secretário-geral do PS terá esta tarde um debate sobre educação em Odivelas e participará na sessão de apresentação do programa do candidato socialista à Câmara de Cascais, João Cordeiro, terminando a jornada à noite com uma sessão política no Teatro Garcia de Resende em Évora.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.