Tribunal de Contas autoriza aluguer de 25 helicópteros de combate a incêndios

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) - O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse hoje que o Tribunal de Contas (TC) autorizou o aluguer de 25 helicópteros ligeiros de combate a incêndios florestais, cujo contrato foi assinado no início de maio.

"Ontem o Tribunal de Contas visou o contrato de 25 helicópteros ligeiro", afirmou Miguel Macedo aos deputados da Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, adiantando que "a polémica em torno desta matéria está ultrapassada".

No início de maio, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assinou com a empresa vencedora do concurso, a Everjets, o contrato de aluguer de 25 helicópteros ligeiros de combate a incêndios florestais, um negócio que envolve 40 milhões de euros.

Este concurso público ficou marcado por litígios judiciais entre as duas empresas concorrentes, com troca de acusações mútuas sobre alegadas falsificações de documentos e queixas na Procuradoria-Geral da República.

Na primeira comissão, o ministro disse ainda que, com o aval do Tribunal de Contas, fica "resolvido mais uma questão com o cumprimento dos objetivos deste concurso", nomeadamente partilha de meios aéreos contratados pelo Estado, entre ANPC e INEM, e "poupanças importantes para o Estado"

O concurso dos 25 helicópteros é um dos seis lotes que fazem parte do concurso público internacional lançado em julho de 2012 pelos ministérios da Administração Interna e da Saúde para contratação, manutenção e aluguer de meios aéreos para um período de cinco anos.

No âmbito do concurso, cinco lotes obtiveram no mercado propostas válidas e um não colheu qualquer proposta.

O lote que não teve qualquer proposta corresponde ao fornecimento de serviços de manutenção e operação da frota dos helicópteros Kamov, que pertencem à Empresa de Meios Aéreos (EMA).

CMP // cc

Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS, PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.