Presidente da República visitou empresa de colas que exporta 91% da sua produção

| Economia
Porto Canal / Agências

Valongo, 16 set (Lusa) -- O Presidente da República, Cavaco Silva, iniciou a iniciativa "Economia Real: Empreendedores que não se resignam" em Valongo na "Colquimica", uma empresa familiar especializada na produção de colas que exporta 91 por cento da sua produção.

Com 150 funcionários e três fábricas totalmente automatizadas (duas no distrito do Porto e uma em Poznan, Polónia) a "Colquimica" tem uma capacidade de produção de 40 mil toneladas/ano e uma rede de distribuição mundial com vendas em mais de 35 países.

A empresa é o 7.º maior produtor europeu de Colas 'hot-mets', que são colas termoplásticas produzidas a altas temperaturas.

"Estamos presentes em mais de 30 países do mundo, mas o nosso objetivo é que esta empresa seja sempre portuguesa, que gere valor e que crie trabalho aqui em Portugal", afirmou o administrador João Rafael Koehler.

O objetivo para os próximos anos é tornarem-se cada vez "mais fortes nos países de rápido desenvolvimento".

A iniciativa "Economia Real: Empreendedores que não se resignam" surge na sequência no encontro realizado em fevereiro, no Palácio de Belém, sobre os jovens e o futuro da economia.

Na sequência deste encontro, a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários convidou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a levar a iniciativa para o exterior, "com o objetivo de visitar no terreno empresas e empreendedores que, de uma forma transversal, exemplificam os diferentes temas que foram debatidos no Palácio de Belém".

Durante a manhã, Cavaco Silva irá ainda conhecer a empresa Farfetch, em Guimarães, e visitar "a mostra de empresas, spin-offs e start-ups encubadas na Universidade do Minho, presentes no Spinpark", também em Guimarães.

Depois de um almoço com jovens empreendedores, da parte da tarde, o Presidente da República partirá para Vila Nova de Famalicão, onde visitará a empresa Vieira de Castro e a Primor.

Ao final da tarde, na sede da ANJE no Porto, Cavaco Silva participará na sessão de encerramento da iniciativa "Os Jovens e o Futuro da Economia - Economia Real: Empreendedores que não se resignam".

PM/VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.