Manuel Aldeia é o candidato da CDU à Câmara de Manteigas

| Política
Porto Canal / Agências

Manteigas, 16 set (Lusa) - O oficial de registos e de notariado Manuel Aldeia é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Manteigas nas eleições do dia 29 de setembro, cargo a que concorre pela primeira vez.

"Sou candidato à Câmara Municipal de Manteigas porque tenho acompanhado, com grande preocupação, a vida política do concelho, e assisto com grande mágoa a uma demografia e a um declínio económico profundo do concelho", disse hoje à agência Lusa o candidato Manuel Aldeia, de 58 anos.

Referiu que a candidatura da CDU pretende ser "a alternativa aos dois partidos que se têm alternado na gestão do município desde abril de 1974" e tem como objetivo "tirar o concelho da situação em que se encontra e dar-lhe mais vida".

Manuel Aldeia mostra-se preocupado com o facto de o município não dar condições aos jovens "para se fixarem, sendo obrigados a procurarem o futuro fora" da terra onde nasceram.

"Sem investimento e sem pessoas não é possível um concelho desenvolver-se", daí que pretenda "tentar contrariar a situação", procurando alternativas de investimento.

Como o concelho está totalmente integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e possui várias potencialidades turísticas, o candidato sugere a criação de "uma empresa para gerir uma área de negócio no domínio dos passeios verdes e pedestres, para apoiar os turistas e para que possam ficar alguns dias" na região.

"Apoiar empresas que se queiram estabelecer no concelho, sobretudo na área das energias limpas", é outras das soluções.

Manuel Aldeia também considera que o trânsito automóvel devia ser impedido de circular até à zona da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

"O trânsito devia ficar na Nave de Santo António e daí para cima [o transporte das pessoas] devia ser feito de teleférico ou até criando uma empresa de transportes coletivos", defende.

Esta medida "evitava a poluição e a concentração de veículos no alto da serra" e "seria uma oportunidade de negócio e de criação de emprego e contribuía para a preservação da natureza", disse.

O candidato da CDU também entende que a estrada nacional 338, que liga Manteigas a Piornos, devia ser "alargada" para permitir a passagem de autocarros, como sempre aconteceu.

A CDU tem atualmente um eleito na Assembleia Municipal de Manteigas. Por isso, Manuel Aldeia considera que o aumento do número de representantes e a sua eleição para vereador seria "útil" para o concelho.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro, para além de Manuel Aldeia, concorrem Esmeraldo Carvalhinho (PS) e José Manuel Biscaia (PSD).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".