CDS-PP candidata João Mendes à Câmara de Trancoso

| Política
Porto Canal / Agências

Trancoso, 16 set (Lusa) - O empresário João Mendes é o candidato do CDS-PP à presidência do município de Trancoso nas eleições autárquicas do dia 29 de setembro.

João Mendes, de 52 anos, empresário na área da distribuição alimentar, candidata-se pela primeira vez ao cargo com o objetivo de poder contribuir para "melhorar a vida dos munícipes".

O candidato disse hoje à agência Lusa que decidiu entrar na corrida pela liderança da Câmara Municipal de Trancoso por reconhecer que o CDS-PP "é um partido indispensável ao desenvolvimento e crescimento de Trancoso".

"O amor pelas nossas gentes, pela nossa terra e a convicção de que é necessário implantar no nosso concelho um modelo de gestão autárquica centrado nas pessoas" são outros motivos que justificam a sua candidatura.

A ser eleito presidente da autarquia, João Mendes promete criar uma "via verde" para o investimento, o gabinete do empreendedor e promover a isenção ou redução de taxas camarárias e de outros impostos municipais.

A criação da figura do Provedor do Munícipe, o reequilíbrio financeiro da Câmara, a criação de uma associação de produtores locais e a dinamização do turismo religioso e de natureza, são outras das ideias.

João Mendes também propõe a "comparticipação na fatura dos medicamentos aos idosos em situação económica débil", aplicar a "dedução de taxas municipais para as famílias" e a "definição de quotas de habitação para pessoas com deficiência nas habitações sociais e habitações a custos controlados".

"Melhorar o comércio, desenvolver a indústria, melhorar a vida dos munícipes de forma a cativar os jovens e fazer com que outros que migraram regressem para a nossa terra" são outros propósitos do candidato do CDS-PP.

João Mendes lembra que o partido não concorria à presidência da Câmara Municipal de Trancoso há já alguns anos e, por isso, assume que a candidatura que lidera representa "um momento histórico" para o CDS e que "qualquer resultado já é uma vitória".

A Câmara de Trancoso é presidida pelo social-democrata Júlio Sarmento, que não se recandidatou por causa da lei de limitação de mandatos.

Além de João Mendes, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, são candidatos João Rodrigues (PSD), Amílcar Salvador (PS) e João Ribeiro (CDU).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".