Pelo menos quatro desaparecidos no Japão á passagem de tufão Man-yi

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 16 set (Lusa) -- Pelo menos quatro pessoas estão desaparecidas e outras 65 feridas nas primeiras horas da passagem do tufão Man-yi pelo Japão com ventos de 162 quilómetros por hora e chuvas intensas.

A tempestade, que atingiu na manhã de hoje o centro sul do arquipélago japonês obrigou também as autoridades a retirar de casa 300.000 pessoas.

Além dos desaparecidos, devido a deslizamentos de terras em Toyohashi, na prefeitura de Aichi, há registos de inundações em mais de 860 casas.

A tempestade desloca-se para o nor-nordeste japonês a uma velocidade de 55 quilómetros por hora.

As autoridades tinham lançado um alerta de "chuvas torrenciais" sem precedentes em Kuoto e nas regiões vizinhas, tendo as autoridades daquela cidade alertado 290.000 pessoas para abandonarem as suas casas.

Também a região onde está localizada a central nuclear de Fukushima, palco do pior acidente nuclear desde Chernobil, está em alerta máximo tendo os trabalhadores da central encetado trabalhos de reforço do complexo para evitar que a tempestade destrua edifícios ou reservatórios de água contaminada.

Além de inúmeras ligações ferroviárias canceladas, as autoridades japonesas cancelaram também, pelo menos, 500 ligações aéreas internas, a maioria procedentes ou com destino a Tóquio.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.