Primeiro grupo de refugiados deverá chegar no final do mês

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 nov (Lusa) -- O primeiro grupo de refugiados, composto por 30 pessoas, deve chegar a Portugal no final de novembro, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A mesma fonte adiantou que o SEF recebeu hoje à tarde indicações das autoridades italianas sobre a possibilidade de no final do mês chegar a Portugal o primeiro grupo de refugiados, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia.

Segundo o SEF, o perfil dos 30 refugiados ainda não é conhecido, estando ainda o serviço de segurança a aguardar mais pormenores sobre quem compõe este grupo.

O primeiro grupo de refugiados é aguardado em Portugal já há algum tempo, estando este processo a ser trabalhado pelas autoridades italianas, pelo que a calendarização da chegada a Portugal "estará sempre diretamente relacionada com a capacidade dessas entidades no processamento dos pedidos e na organização dos processos para distribuição pelos outros Estados-Membros", esclareceu em outubro o SEF.

Portugal vai receber, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia, cerca de 4.500 pessoas nos próximos dois anos.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.