Inflação na zona euro cai para 1,3% em Agosto - Portugal com 7.ª taxa mais baixa

Inflação na zona euro cai para 1,3% em Agosto - Portugal com 7.ª taxa mais baixa
| Economia
Porto Canal

A taxa de inflação anual baixou, em agosto, para 1,3% na zona euro e 1,5% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a sétima taxa mais baixa (0,2%), informou hoje o Eurostat.

Na zona euro, a taxa de inflação anual foi de 1,3% em agosto, contra 1,6% registados em julho e abaixo dos 2,6% verificados em agosto de 2012, tendo a taxa de inflação mensal sido de 0,1%, segundo os dados mensais sobre a inflação divulgados hoje pelo gabinete de estatísticas da UE.

Já no conjunto dos Estados-membros da UE, a taxa de inflação anual ficou pelos 1,5% em agosto, abaixo dos 1,7% de julho e dos 2,7% verificados em agosto do ano passado, e a taxa mensal situou-se nos 0,1%.

Entre os países da UE, Portugal registou em agosto a sétima taxa de inflação anual mais baixa (0,2%), verificando-se uma descida em relação a julho, em que a taxa de inflação anual ficou nos 0,8%.

Na globalidade dos países da UE, em comparação com julho, a inflação anual baixou em 24 Estados-membros e permaneceu estável em três.

As taxas de inflação anual mais baixas pertenceram à Grécia (- 1,0%), Bulgária (- 0,7%) e Letónia (- 0,1%) e as mais altas foram observadas na Estónia (3,6%), Holanda (2,8%) e Roménia (2,6%).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.