Independentes representam 7,4% dos eleitos

Independentes representam 7,4% dos eleitos
| Política
Porto Canal

Mais de 3.600 independentes, entre grupos de cidadãos e não filiados nos partidos, foram eleitos nas autárquicas de 2009, representando 7,4% do total de eleitos no país, segundo um estudo da Direção Geral de Administração Interna (DGAI).

No total, os órgãos municipais e de freguesia contam com 3.639 eleitos entre os grupos de cidadãos eleitores (7,2%) e com 125 autarcas que integraram listas partidárias como independentes (0,2%), do total de 50.637 eleitos analisados pela DGAI - 88,2% do total de autarcas (57.396) escolhidos nas eleições de 2009.

"No terceiro ato eleitoral em que os grupos de cidadãos eleitores se puderam candidatar aos órgãos do município, continua a observar-se um número reduzido de eleitos nesses órgãos", lê-se no documento "Perfil dos Autarcas 2009", publicado na página oficial da Internet da DGAI.

Em 2009, foram sete os independentes que alcançaram a presidência de câmaras municipais (308 municípios a nível nacional), caso dos concelhos de Amares, Alandroal, Estremoz, Redondo, Oeiras, Gondomar e Sines.

No total, 65 independentes foram eleitos para as câmaras municipais (3,2% do total analisado pela DGAI) e 219 obtiveram um lugar nas assembleias municipais (3,4%).

Para as juntas de freguesia foram eleitos 1.002 autarcas entre os grupos de cidadãos eleitores (8,3% do total analisado), com 327 presidências, enquanto nas assembleias de freguesia houve 2.353 eleitos, dos quais 302 são presidentes.

Quanto à distribuição nacional, no Porto, Évora e Braga "o peso dos eleitos nas listas dos grupos de cidadãos eleitores para a câmara municipal é maior que nos restantes distritos", enquanto para a assembleia municipal o distrito do Porto "apresenta o valor mais elevado de Grupos de Cidadãos Eleitores", indica o levantamento da DGAI.

Quanto aos órgãos de freguesia, os distritos de Braga, Porto e Guarda apresentam uma maior percentagem.

Dos eleitos independentes que integram as listas de partidos/coligações e que podem candidatar-se a todos os órgãos autárquicos, "a percentagem de representação dos independentes é de cerca de 0,2% no conjunto dos eleitos", refere o levantamento.

A formação partidária que mais contribui para este valor é os "Outros" (110 candidatos), seguida pelo PS (11), PCP-PEV (2) e PSD e CDS-PP, ambos com um mandato cada.

O distrito com mais eleitos independentes apurados é Braga, com 21,6%, seguido de Lisboa (20,0%) e de Faro (12,8%). Pelo contrário, em Beja, Évora, Santarém e Região Autónoma da Madeira os eleitos independentes apurados são inexistentes, acrescenta a DGAI.

Na última década, registou-se um grande decréscimo de eleitos independentes em listas partidárias: de 7% em 2001 para 3,4% em 2005 e 0,2% nas últimas autárquicas.

Os dados analisados pela DGAI tiveram origem, pela primeira vez, num formulário 'online', que esteve acessível entre novembro de 2009 e durante todo o ano de 2010. O estudo dá continuidade aos levantamentos elaborados desde 1982 e publicados periodicamente desde então.

As eleições autárquicas realizam-se a 29 de setembro.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.