Dívida pública detida pelos bancos mais que triplicou em 2 anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) -- A dívida pública detida pelos bancos aumentou 250% entre final de 2009 e março de 2012, diminuindo desde então, mas continuando em níveis elevados que deixam os bancos em risco relativamente a problemas no Estado, segundo o Banco de Portugal.

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, hoje divulgado pelo Banco de Portugal (BdP), o início de 2010 marcou o aumento da compra de dívida pública portuguesa pelos bancos que operam no país, uma tendência crescente que se manteria até final do primeiro trimestre de 2012.

Em março desse ano, os títulos de dívida na carteira dos bancos ascendiam a cerca de 36 mil milhões de euros, três vezes mais do que no final de 2009.

(Corrige título)

IM/NM // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.