Menezes (PSD) lança propostas para combater desemprego no Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 13 set (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, defendeu hoje a aposta em jovens licenciados, para que sejam "formadores de comunidade", a par de outras políticas de empregabilidade que passam pela reabilitação urbana e turismo.

À margem de uma reunião com responsáveis da União Geral de Trabalhadores (UGT), o candidato social-democrata ao Porto falou do seu projeto para os jovens licenciados nas áreas da Cultura, Desporto e Inglês. Disse querer que se "transformem em monitores da escola, mas também da comunidade, estando junto, nomeadamente, do movimento associativo de proximidade e Juntas de Freguesias".

Luís Filipe Menezes avançou, também, que pretende "discutir com o Estado um regime de exceção de profissionalização das atividades extracurriculares do 1.º Ciclo e Ensino Básico" nas escolas do Porto. O principal objetivo do candidato do PSD passa por "fazer com que jovens docentes passem a ter um vínculo perene à sua função" - ou seja evitar que estejam no "regime injustíssimo de serem despedidos em julho para serem readmitidos em setembro".

Menezes contou aos jornalistas que a principal preocupação passada à sua candidatura pela UGT se prende com o emprego, lembrando que "para haver emprego é preciso haver crescimento económico", apesar dos condicionantes das políticas de austeridade do Estado. "Mas a cidade e a região podem ter alguma proatividade", disse o candidato.

Neste sentido, Menezes apontou a reabilitação urbana e o turismo como as áreas que podem gerar mais postos de trabalho. A reabilitação pode significar "um grande impulso à construção civil" e, no que diz respeito à oferta turística, o candidato social-democrata deseja que o Porto se transforme num destino de "congressos e cultural".

Sublinhando que uma política "forte" de reabilitação urbana exige o apoio do Estado, Menezes declarou: "Temos de batalhar para que os recursos disponíveis do próximo Quadro Comunitário de Apoio sejam repartidos pelo Norte e pelo Sul de Portugal. E o facto é que ainda não conseguimos agarrar todo o potencial turístico do Porto. Ainda continuamos a ter apenas 8% das dormidas nacionais contra 40% em Lisboa".

Agarrar o "movimento de reindustrialização europeu" - "convencendo os estrangeiros, os operadores, os industriais de que o Porto é uma cidade apetecível e tranquila" - foi outra das ideias focadas.

A requalificação do mercado do Bolhão, o projeto de reestruturação do Palácio de Cristal, bem como do Silo-Auto, no qual prevê a criação de 250 a 300 escritórios para albergar empreendedores individuais, foram outros dos pontos abordados na reunião com a UGT.

Para além de Luís Filipe Menezes, concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), os independentes Rui Moreira (que tem o apoio do CDS-PP) e Nuno Cardoso, Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.