Governo da Madeira já pagou 1.088 milhões da dívida comercial

| Economia
Porto Canal / Agências

Funchal, 13 set (Lusa) -- O Governo da Madeira já desencadeou o processo de regularização da dívida comercial contraída até final de 2011, tendo pago 1.088 milhões de euros, disse à agência Lusa o secretário do Plano e Finanças da Região.

"O Governo Regional está a conjugar esforços no sentido de ajustar as soluções para a resolução da dívida comercial, tendo sido dados passos significativos neste âmbito", declarou Ventura Garcês, adiantando que "até ao início deste mês, foi regularizado o pagamento de dívida comercial anterior ao ano de 2012, no montante de 1.088 milhões de euros".

O responsável referiu que "deste cumprimento das obrigações do Governo Regional perante os credores beneficiaram a Associação Nacional de Farmácias, no montante de 67 milhões e o Serviço Regional de Saúde, em cerca de 42 milhões".

Acrescentou que foram pagos outros 690 milhões a empresas de construção e obras públicas, o que corresponde a "uma parte muito significativa" do montante em dívida, "o que vem garantir o controlo e redução da despesa com juros de mora".

O titular da pasta das Finanças do executivo madeirense apontou ainda que a "estratégia incluiu também o pagamento aos pequenos e médios fornecedores, em cerca de 290 milhões de euros, no sentido a ter efeitos positivos na economia regional e ao nível do emprego".

"O Governo Regional está a trabalhar em diversas soluções para regularizar a totalidade da dívida comercial, que espera estar totalmente consolidada durante o primeiro trimestre do próximo ano", concluiu.

Em finais de 2012, o Governo da República deu o aval para a Madeira contrair um empréstimo de 1.100 milhões de euros, tendo o Governo Regional dado entrada, em novembro, de uma proposta de Orçamento Retificativo no parlamento insular para viabilizar a operação.

A iniciativa foi aprovada com os votos a favor do PSD, CDS-PP, PS e PAN, e contra PCP, PND e PTP, enquanto o deputado do MPT se absteve.

AMB // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.