Grande Prémio Bial é hoje entregue no Porto a investigador canadiano

| Norte
Porto Canal

O Grande Prémio BIAL de Medicina/2012, no valor de 200 mil euros, é hoje entregue no Porto, na presença do Presidente da República, a um investigador canadiano cujo trabalho abre novos caminhos no diagnóstico e tratamento das doenças neurodegenerativas.A investigação liderada por Peter St. George-Hyslop estabeleceu a base para um diagnóstico precoce e para estratégias clinicamente viáveis para estas doenças, atualmente incuráveis, como o Alzheimer.

Em declarações à Lusa, o presidente do júri dos Prémios Bial/2012 e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), António Sousa Pereira, disse que "a decisão foi unânime", referindo tratar-se de um investigador com "um trabalho sólido e imenso na área das doenças neurodegenerativas".

"Foi uma surpresa ver alguém com um currículo daquele calibre a concorrer. O seu trabalho representa um abrir de portas à compreensão de doenças que vão ser cada vez mais frequentes com o envelhecimento da população", considerou.

Peter St George-Hyslop explica que "a investigação conduzida nas últimas décadas forneceu estratégias muito promissoras para novas terapias".

"Temos esperança de que se conseguirmos travar o processo de desenvolvimento destas doenças numa fase muito inicial, mesmo antes do aparecimento dos sintomas, será possível controlar e tratar a doença de Alzheimer", sublinha o investigador.

Professor de Neurologia, diretor do Centro para a Investigação de Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Toronto e docente de Neurociências Experimentais na Universidade de Cambridge, Peter St. George-Hyslop conta com extenso trabalho de pesquisa em torno da compreensão das causas e dos mecanismos moleculares que conduzem àquele tipo de doenças, tais como Alzheimer, Parkinson e Demência Fronto-Temporal.

Na cerimónia será também entregue o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2012, no valor de 100 mil euros, que foi atribuído ao investigador José Cunha-Vaz, presidente da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, pelo seu trabalho "Retinopatia Diabética: novas perspetivas para um tratamento personalizado".

O trabalho agora distinguido apresenta dados relevantes para o diagnóstico precoce e melhor caracterização das fases iniciais da Retinopatia Diabética, complicação ocular mais grave associada à diabetes mellitus. Esta investigação abre novas portas para a prevenção e terapêutica personalizada dos casos de perda de visão associada à Diabetes.

A edição Prémio BIAL 2012 atribuiu ainda duas Menções Honrosas a dois trabalhos de investigação distintos, da autoria de Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética e Biologia do Cancro do Instituto de Investigações Biomédicas de Bellvitge, em Barcelona, e a Pedro Medina, da Universidade de Granada. Em comum, apresentam o facto de se centrarem nos fatores genéticos associados ao cancro.

Desde a sua criação em 1984, o Prémio BIAL já analisou 580 obras candidatas e mobilizou 1315 investigadores, médicos e cientistas. Em quinze edições, distinguiu 231 autores, 91 obras premiadas, e distribuiu gratuitamente pela classe médica e científica 35 obras premiadas, num total de mais de 300.000 exemplares.

Considerado um dos prémios de investigação científica de maior prestígio a nível mundial na área da Saúde, a edição Prémio BIAL 2012 recebeu 62 candidaturas, 44 provenientes de Portugal e 18 de equipas de investigação internacionais (Espanha, Brasil, Itália, Alemanha, Canadá, Grécia e República Dominicana).

A cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se no ICBAS, no Porto, a partir das 14:30.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.