Movimento do porto de Aveiro atinge 1.101.770 toneladas no terceiro trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 02 nov (Lusa) -- A administração do Porto de Aveiro anunciou hoje que as mercadorias movimentadas entre julho e setembro atingiram um recorde, com 1.101.770 toneladas, sendo "o melhor terceiro trimestre de sempre".

Na atividade do Porto de Aveiro continuam a prevalecer as exportações, que constituíram 51% do movimento total (1.813.920 toneladas), embora também as importações tenham atingido um novo máximo.

Neste período do ano, as importações representaram 49% do movimento total, com 1.733.536 toneladas movimentadas, crescendo sete pontos percentuais em relação a igual período de 2014.

A movimentação de granéis sólidos teve um crescimento expressivo de 28 pontos percentuais em relação a 2014, com um movimento de 1.496.743 toneladas, representando 42% do tráfego acumulado.

Já a carga geral e os granéis líquidos corresponderam a 36% e 21,47%, respetivamente.

Quanto ao número de escalas no Porto de Aveiro, o Porto de Aveiro foi visitado no terceiro trimestre de 2015 por 808 navios, o que representou um crescimento de sete pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2014.

Ainda em relação a este período e no que respeita às dimensões dos navios, a arqueação bruta total apresentou um crescimento de nove pontos percentuais e o comprimento total uma subida de sete pontos percentuais.

Entre janeiro e setembro verificou-se um tráfego acumulado de 3.547.456 toneladas, número que constitui novo máximo, suplantando em 2,79 pontos percentuais o movimento desde o início de 2014 até setembro do mesmo ano.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.