Ministra das Finanças garante ao Eurogrupo que crise política está ultrapassada

| Política
Porto Canal / Agências

Vilnius, 13 set (Lusa) -- A ministra das Finanças disse hoje que teve oportunidade de garantir ao Eurogrupo, em Vilnius, que a crise política em Portugal "está completamente ultrapassada" e que o Governo está "completamente determinado" na conclusão do programa de ajustamento.

Em declarações a jornalistas portugueses após uma reunião de ministros das Finanças da zona euro hoje, Maria Luís Albuquerque asseverou igualmente que a relação com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, também responsável pelas relações com a 'troika', é "perfeitamente tranquila, cordial, boa".

A ministra disse que, uma vez que o anterior Eurogrupo em que participara fora já há mais de dois meses, no início de julho, "ainda antes da resolução da crise política" em Portugal, começou por esclarecer os parceiros europeus de que "essa crise está completamente ultrapassada, que o Governo hoje está mais forte e mais coeso e completamente determinado em concluir o programa de ajustamento em junho de 2014, como sempre esteve previsto".

Questionada sobre como tem decorrido a relação com Paulo Portas, nos contactos com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), Maria Luís Albuquerque garantiu que há um "alinhamento de posições" e um objetivo partilhado.

"Parece-me que é razoavelmente visível que a relação é perfeitamente natural. Temos papéis absolutamente definidos nesta matéria, as competências do senhor vice-primeiro-ministro estão definidas na delegação de competências do primeiro-ministro, as competências da ministra das Finanças estão também definidas, e não há sobreposição. Temos aqui um alinhamento de posições, temos um objetivo que é do Governo, e, sendo do Governo, é partilhado por todos os seus membros", disse.

"É uma relação perfeitamente tranquila, cordial, boa, se quiserem uma palavra mais simples", sintetizou.

ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.