Paredes abandona o Tâmega e Sousa e integra a Área Metropolitana do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Paredes, 13 set (Lusa) - O município de Paredes deixou a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para integrar a Área Metropolitana do Porto, de acordo com publicação, na quinta-feira, em Diário da República.

Segundo a Lei 75/2013, de 12 de setembro, que estabelece o regime jurídico das autarquias locais e aprova o estatuto das entidades intermunicipais, o município de Paredes deixa de constar de um quadro onde são elencados os municípios que integram a Comunidade do Tâmega e Sousa.

O documento traduz, segundo o presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, que já é oficial a integração na Área Metropolitana do Porto, correspondendo a um pedido que tinha sido formulado, junto do Governo, por aquela autarquia.

"Esta situação resulta da publicação em Diário da Republica e é o primeiro passo legislativo nesse sentido, faltam outros ainda. Mas é o início de um processo que estava prometido há muito", afirmou o edil, em declarações à Agência Lusa.

O autarca explicou também que o processo de mudança só ficará concluído quando a União Europeia (UE), a pedido do Estado português, aprovar a mudança na delimitação das Nomenclaturas de Unidade Territorial (NUT III) do Tâmega e Sousa e da Área Metropolitana do Porto. Até isso acontecer, segundo Celso Ferreira, o concelho terá assento nos órgãos das duas entidades representativas dos municípios para efeito de atribuição dos fundos comunitários.

Com a mudança de Paredes, o que implica a perda de cerca de 86.000 habitantes, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa deixa de ser a maior do país em termos demográficos.

Aquele território, agora com 11 concelhos, passa a contar com 432.915 habitantes, mantendo-se, porém, como maior na região Norte ao nível das comunidades intermunicipais.

Em termos nacionais, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com 19 com concelhos, passa a ter o maior número de residentes, cerca de 460.000

Com a integração de Paredes na Área Metropolitana do Porto, aquele território passa a contar com cerca de 1.760.000 habitantes, repartidos por 17 concelhos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.