Isabel Silvestre edita álbum com temas tradicionais que canta em Manhouce

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 out (Lusa) - A cantora Isabel Silvestre edita esta semana "Cânticos da terra e da vida", um álbum feito sobretudo de revisitações de música tradicional portuguesa, que fazem parte do repertório da artista de Manhouce.

"Algumas músicas já foram antes gravadas, mas costumo dizer que também fazem parte da minha terra [Manhouce, São Pedro do Sul] e do nosso saber", disse, em entrevista, à agência Lusa.

Isabel Silvestre, antiga professora primária, membro do Grupo de Cantares de Manhouce, editou três discos a solo desde 1996, depois de se ter tornado mais conhecida, sobretudo no universo pop rock, quando participou no tema "Pronúncia do norte", dos GNR.

Ainda assim, é na música tradicional portuguesa que Isabel Silvestre mantém as raízes, e o novo disco é prova disso, com a reinterpretação de canções como "Hei-de m'ir assentar", "Ó povo deste lugar", "Da banda de lá do rio" e "Sra. dos Remédios".

A estes juntou ainda "Asa de vento", com poema de Amália Rodrigues, "Chapéu de preto", de Arlindo Carvalho, e "Além, além", composto pelo irmão, José Gomes Silvestre.

Isabel Silvestre contou que há muito tempo pensava voltar a estúdio para gravar estas canções, mas só agora o conseguiu fazer, com o apoio do músico José Barros, que assina a produção e direção musical de "Cânticos da terra e da vida".

Com selo da Tradisom, o disco não obteve o financiamento pretendido através de angariação de verbas pela Internet, mas, para Isabel Silvestre, "não há dinheiro que pague o prazer de o ter gravado".

Neste novo disco, "de cantigas e saberes entre o mar e a serra", ouvem-se cavaquinhos, violas braguesas, órgão de tubos, acordeão, gaita-de-foles e sanfona. Entre os convidados estão José M. David, Carlos Santa Clara, Rão Kyao e o Coro Xuxu Repas.

Isabel Silvestre, que vive ainda em Manhouce, terá dois concertos de apresentação do disco novo: no sábado, em São Pedro do Sul, e no dia 07 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

"Cânticos da terra e da vida" junta-se aos álbuns "Portuguesa" (1996), "Eu" (2001) e "Cantar além" (2006).

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).