Síria: Comunidade internacional deve saudar decisão de Damasco - Putin

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bishkek, 13 set (Lusa) - O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que a comunidade internacional deveria acolher a decisão da Síria de aderir à proibição de armas químicas, que considerou mostrar as "sérias intenções" de Damasco.

"Acredito que deveríamos acolher bem esta decisão da liderança síria. Gostaria de expressar a esperança de que este será um passo muito sério no caminho da resolução da crise síria", disse Putin numa cimeira sobre segurança no Quirguistão.

Para Putin, cujo Governo tem apoiado o regime de Bashar al-Assad desde o início do conflito, em março de 2011, a decisão síria "confirma as intenções sérias" dos parceiros de Moscovo de seguir o caminho da solução da crise.

O líder russo, que falava na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai na capital do Quirguistão, Bishkek, reiterou a sua firme resistência a uma intervenção externa contra a Síria.

"Esforços diplomáticos recentes permitiram reduzir a ameaça imediata de uma operação militar", disse Putin.

A Rússia propôs que Damasco desista das suas armas químicas num esforço para evitar ataques militares norte-americanos.

Assad anunciou que iria aderir à proibição de armas químicas, mas exigiu que Washington renuncie à "política das ameaças" para que o plano funcione.

Os chefes da diplomacia russa e norte-americana reúnem-se hoje, pelo segundo dia consecutivo, para discutir a questão síria.

O Presidente da China, Xi Jinping, que falou hoje na cimeira de Bishkek, disse que o seu país saúda o plano russo.

"Apoiamos a iniciativa russa de colocar as armas químicas sírias sob controlo internacional", disse.

A proposta de colocação do arsenal químico da Síria sob controlo internacional foi anunciada na segunda-feira pela Rússia e afastou, para já, a ameaça de uma ação militar dos Estados Unidos contra alvos do regime sírio.

A ameaça surge porque os EUA acusam o regime sírio de ter perpetrado um massacre com armas químicas a 21 de agosto perto de Damasco, matando, segundo Washington, 1.429 pessoas.

O ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Walid al Moallem, disse que o seu país estava pronto para aderir à Convenção que proíbe as armas químicas e que apoiava um plano russo para colocar as suas armas sob controlo internacional.

No entanto, permanece o ceticismo quanto à seriedade do regime de Bashar Al-Assad sobre a eliminação das suas armas químicas, com a oposição a acusar o Governo de estar apenas a ganhar tempo.

O conflito na Síria já provocou mais de 110 mil mortos desde março de 2011, segundo as Nações Unidas.

FPA // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.