Portas presente em pelo menos três dias de campanha do CDS-PP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 set (Lusa) - O presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, estará presente na campanha autárquica em pelo menos três dias, estando prevista a participação diária de ministros e dirigentes centristas, disse hoje o porta-voz do partido.

Paulo Portas estará no distrito de Viseu no próximo domingo, no dia 21 de setembro no distrito de Leiria e nos distritos de Aveiro e da Guarda no dia 22 de setembro, podendo ainda estar presente numa quarta ocasião na campanha eleitoral, disse à Lusa o porta-voz centrista, João Almeida.

"Está nos distritos em que o CDS tem maior participação autárquica. É uma participação normal considerando que está em funções governativas. Não é uma participação reduzida, até porque já esteve na pré-campanha em muitos distritos na apresentação de candidaturas", disse João Almeida.

A agenda da campanha autárquica "foi construída de baixo para cima", afirmou, acrescentando que "não há uma imagem nem uma mensagem nacionais" e que foram as estruturas locais a definir os eventos e a pedir a participação dos dirigentes nacionais.

As iniciativas em que Portas estará presente serão "essencialmente" almoços e jantares, precisou.

"O objetivo do CDS é aumentar o número de mandatos", recordou João Almeida.

Diariamente, dirigentes, governantes, deputados e eurodeputados entrarão na campanha, sendo divulgada à comunicação social uma dessas iniciativas, apesar de haver mais nomes nacionais do CDS-PP no terreno, afirmou.

Os ministros António Pires de Lima e Pedro Mota Soares, o secretário de Estado Adolfo Mesquita Nunes, os eurodeputados Nuno Melo e Diogo Feio, o vice-presidente da bancada e porta-voz, João Almeida, e o vice-presidente da bancada Telmo Correia são os nomes que já têm agenda.

Telmo Correia estará na sexta-feira nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, Pedro Mota Soares estará no sábado em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, e Nuno Melo estará na terça-feira na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.

Nestes locais, o CDS-PP concorre sozinho à presidência das autarquias, referiu João Almeida.

Juntar-se-ão outros dirigentes centristas como o também líder parlamentar, Nuno Magalhães, e a deputada Teresa Caeiro.

Além das iniciativas em que diariamente um dos nomes nacionais do CDS-PP participa nestes locais em que os centristas concorrem sozinhos, há uma participação em muitos outros, nomeadamente onde o partido vai às urnas coligado.

Alguns nomes nacionais do partido são eles próprios candidatos, como é o caso de António Pires de Lima, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Cascais, Telmo Correia à Assembleia Municipal de Lisboa, Nuno Magalhães à Assembleia Municipal de Setúbal e Nuno Melo à Assembleia Municipal de Famalicão.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.