Forças do regime sírio executaram quase 250 pessoas em Maio alerta o Human Rights Watch

Forças do regime sírio executaram quase 250 pessoas em Maio alerta o Human Rights Watch
| Mundo
Porto Canal

As forças do regime sírio executaram, pelo menos, 248 pessoas nas aldeias de Bayda e Banias, em maio, denunciou hoje a organização Human Rights Watch (HRW).

Num relatório, a organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Nova Iorque, informa ter compilado uma lista de nomes de 248 pessoas mortas em duas aldeias na província costeira de Tartus, nos dias 02 e 03 de maio.

Contudo, ressalva, o número é provavelmente muito mais elevado, qualificando estas mortes como "uma das mais mortíferas execuções em massa desde o início do conflito na Síria".

O relatório surge numa altura em que a comunidade internacional discute um plano para que Damasco proceda à entrega dos seus arsenais de armas químicas, na sequência do ataque, de 21 de agosto, que resultou em centenas de vítimas mortais.

"Enquanto a atenção do mundo está centrada em garantir que o Governo não irá usar mais armas químicas contra a sua população, não nos devemos esquecer que as forças do regime sírio têm usado meios convencionais para ceifar civis", afirmou subdiretor da HRW para o Médio Oriente , Joe Stork, citado pela agência noticiosa France Presse.

"Os sobreviventes contaram-nos histórias devastadoras de como os seus familiares, desarmados, foram 'ceifados' na frente deles pelas forças do e pró-governo", referiu.

As mortes foram amplamente divulgadas em maio, com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos a colocar o balanço final em 162 mortos em Bayda e em 145 em Banias.

Dados da organização não-governamental indicam que, pelo menos 110 mil pessoas foram mortas desde o início do conflito na Síria.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.