Primeira sexta-feira 13 de 2013 em Montalegre tem casa cheia

| Norte
Porto Canal

Os hotéis e restaurantes da vila de Montalegre, no distrito de Vila Real, têm casa cheia para a primeira sexta-feira 13 do ano, assim como para a seguinte, a 13 de dezembro, disseram hoje operadores locais do setor.A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

Em contagem decrescente para a noite "mais mágica" desta vila de Trás-os-Montes, os 32 restaurantes aderentes ao evento e unidades hoteleiras da "capital do misticismo" têm já lotação esgotada.

Luís Silva, de uma unidade hoteleira local, afirmou hoje à Lusa já ter casa cheia há "vários" meses.

Regra geral, explicou, as pessoas deixam reservas feitas de uma sexta-feira para a outra, mesmo sendo só no ano seguinte.

O hotel preencheu, para as duas sextas-feiras 13 de 2013, todas as vagas não só nas dormidas, mas também nas refeições.

Este evento, na opinião de Luís Silva, é uma "mais-valia" para a economia local.

Maria José Gil, proprietária de um restaurante localizado junto ao castelo, referiu que tem lotação esgotada há mais de um ano.

Para a sexta-feira 13 de dezembro, disse, ainda existem "uns lugares", mas poucos.

"Os clientes deixam marcações de um evento para o outro", avançou.

A Noite das Bruxas foi, segundo a empresária, uma "ótima ideia" porque atrai gente de norte a sul a Montalegre não só nessa noite, mas noutros eventos festivos ao longo do ano.

O restaurante de Maria Ferreira está "repleto" [reservas de mesa esgotadas] há mais de um mês.

"Há pessoas a ligar para marcar, mas já não consigo reservar porque não tenho mais espaço", afirmou, admitindo, no entanto que para a segunda sexta-feira 13 do ano, em dezembro, ainda tem lugares.

Os restaurantes e hotéis malfadados prometem infernizar o jantar dos convivas com "refeições diabólicas" e "seres demoníacos" a atormentá-los.

O programa da Noite das Bruxas conta com um desfile pelas ruas de figuras "do além" e com o espetáculo "Magia da Lua Cheia" junto ao Castelo de Montalegre.

Depois da meia-noite, o padre Fontes, conhecido por "Bruxo-Mor", vai cozinhar a queimada, licor feito à base de aguardente, limão e açúcar, acompanhada por uma ladainha que simboliza a "invocação de tudo quanto é mal".

Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de "embruxamentos", feitiços e maus-olhados.

Pela noite fora, haverá animação nas ruas, bares e discotecas.

O orçamento para a primeira sexta-feira 13 de 2013 é de 100 mil euros, um investimento que, segundo o presidente da câmara de Montalegre, é feito "sem riscos".

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.