Habitantes do Caramulo entre o desânimo e a vontade de recomeçar

| Norte
Porto Canal / Agências

Tondela, 12 set (Lusa) -- O manto negro deixado na Serra do Caramulo em duas semanas de incêndios está a provocar um misto de sentimentos nos habitantes das aldeias afetadas, que estão divididos entre o desânimo e a vontade de retomar as suas vidas.

Nas últimas duas semanas de agosto, os incêndios que fustigaram a serra foram muitos e violentos. Os momentos de aflição já passaram, mas os populares ainda choram ao recordá-los.

António Salgueiro, de 69 anos, ficou com a parte superior da casa destruída na madrugada do dia 29 de agosto, na Bezerreira, concelho de Oliveira de Frades, naquilo que considera ter sido um grande azar.

As chamas não chegaram a aproximar-se da habitação e António Salgueiro decidiu deitar-se, mas foi surpreendido pelo filho a gritar "fogo".

"Foi uma fona que veio de longe e entrou no telhado. Começou a arder entre o telhado, no forro", contou, acrescentando que a cobertura caiu na placa de cima da casa, destruindo-a.

Desde então, António Salgueiro e a mulher têm dormido num barracão, no meio de cebolas e batatas, e sonham com o dia em que poderão regressar à casa onde vivem há 30 anos.

O telhado já foi retirado e o idoso anda, com um construtor, em contactos com a Câmara de Oliveira de Frades, que prometeu ajuda para as obras de recuperação.

"Enquanto for Salgueiro no mundo, vou lembrar-me disto toda a vida", garantiu, emocionado.

Poucos metros abaixo, Rosalina Antunes, de 76 anos, não esconde o desalento que sente depois de ter perdido "nove ovelhas e uma 'cordeira'", que eram a sua distração.

"O cãozinho salvou-se, porque o bombeiro foi tirá-lo, mas as ovelhas, não conseguiu. Eu também não. O meu filho agarrou-me e não deixou. As chamas eram muito altas e eu ficava lá", recordou.

A venda de cordeiros servia de complemento à sua magra reforma, mas a idosa disse já não se sentir com forças para voltar a criar estes animais.

"Esta (situação) botou-me mesmo abaixo", admitiu.

Natália Oliveira, de Valeiroso, no concelho de Tondela, conseguiu salvar vacas, vitelos e ovelhas, mas perdeu "dois palheiros de pasto", um canastro e viu os lameiros onde os seus animais se alimentavam ficarem negros.

"Botei-os fora (do curral) no maior aperto. Nem via já os animais, nem nada debaixo do fumo e de fonas. Foi difícil", contou.

Até agora, ainda não recuperou nada do que o fogo consumiu, estando a sua preocupação centrada em arranjar o que dar de comer aos animais.

"Vamos lá ver se isto rebenta, se Deus nos acode, ao menos", desabafou, fazendo votos para que comece a chover e a vegetação regenere.

No mesmo concelho, na povoação de Caselho, Almiro Ferreira também chora ao falar do que perdeu: "Sete terrenos plantados de eucaliptos (cerca de dez mil eucaliptos), mais um monte deles que pertenciam à minha mulher, um barracão e cinco caixas de abelhas".

Aos 48 anos, sente, no entanto, que não pode desanimar.

"Não sei se vai haver alguma ajuda para isto ou não, mas se não houver o pessoal vai ter que cortar (as árvores) e tentar ir em frente e plantar outra vez. É a única hipótese, não vai deixar isto aqui tudo de luto", frisou.

Na aldeia de Braçal, aonde, na madrugada de dia 29 de agosto, chegaram a ser retiradas pessoas das suas casas, ouve-se agora o som das motosserras e das árvores queimadas a caírem no chão, deixando no ar uma nuvem de cinza.

Jorge Oliveira decidiu recentemente seguir as pisadas do pai, que é madeireiro, e rápido teve de aprender a lidar com as consequências dos incêndios.

"Ardeu a madeira comprada e a madeira que era nossa. Foram dois prejuízos. A madeira que estava comprada, temos que a cortar e pagar, porque a gente não pode andar com a palavra para trás e para a frente", afirmou.

Numa corrida contra o tempo, o objetivo é cortar o maior número possível de pinheiros antes que sequem e percam peso.

"Temos que andar aqui e cortar tudo num ano ou dois. E depois, o que é que a gente faz?", questionou, prevendo que "só daqui por dez/quinze anos" é que volta a haver árvores para cortar nesta zona.

Os incêndios que fustigaram a Serra do Caramulo afetaram várias aldeias dos concelhos de Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.