Governo garante que não haverá novo orçamento rectificativo nem mais medidas

Governo garante que não haverá novo orçamento rectificativo nem mais medidas
| Política
Porto Canal

O secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Reis, afirmou hoje no parlamento que não haverá novo Orçamento Retificativo para este ano nem mais medidas de austeridade.

"Existe a necessidade de novo retificativo? A resposta é não. Se o Governo está a preparar medidas adicionais? A resposta é não", afirmou Hélder Reis, em resposta a perguntas colocadas pelo deputado social-democrata Cristóvão Crespo na comissão parlamentar do Orçamento, Finanças e Administração Pública.

"Os indicadores que temos, de facto, começam todos a alinhar-se no mesmo sentido. Efetivamente, podemos concluir que estamos numa situação de estabilização da atividade económica", disse, reconhecendo que esta evolução está "muito assente nas exportações", o que "no curto prazo não é tão gerador de receita fiscal como seria, por exemplo, o consumo privado".

Para o secretário de Estado, a principal variável é a evolução do mercado de trabalho, considerando que, nesta área, "as surpresas são bastante significativas".

"Há riscos que não controlamos, aqueles que conseguimos controlar estamos a monitorizar. Nesta fase, não há razões para um novo Orçamento Retificativo. Como tal também não há razões para novas medidas", afirmou Hélder Reis na primeira intervenção nesta comissão parlamentar na qualidade de secretário de Estado.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.