Liga Contra o Cancro lança projecto para informar cegas e amblíopes sobre cancro da mama

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out (Lusa) -- A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou um projeto destinado a mulheres cegas e amblíopes que visa dar-lhe informação sobre o cancro da mama e estimular a sua participação em programas de rastreio.

O Dia Internacional da Bengala Branca, assinalado hoje, foi a data escolhida pela Liga para divulgar o projeto "Educação para a saúde sobre cancro da mama para mulheres cegas e amblíopes", realizado em parceria com a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do núcleo regional do Centro da LPCC, Carlos Oliveira, adiantou que o projeto visa "estender a literacia em saúde a determinados grupos que tem maior dificuldade de acesso", nomeadamente os cegos e amblíopes.

O oncologista explicou que a informação de prevenção e sensibilização para o cancro da mama é, muitas vezes, "uma mensagem escrita, televisiva, com pouco áudio" que não é captada na totalidade por esta população.

Com este projeto, a Liga pretende "transmitir as mensagens que transmite à população dita normal para as mulheres cegas e amblíopes no sentido de lhes dar toda a informação sobre cancro da mama que necessitam saber e, além disso, estimular a sua participação nos programas de rastreio que a Liga desenvolve", sublinhou.

Em parceria com a ACAPO, a LPCC tem promovido sessões públicas sobre o projeto e desenvolveu instrumentos específicos para pessoas cegas e com baixa visão, nomeadamente brochuras em braile e com letra ampliada e uma aplicação informática para 'smartphones' e 'tablets' com "um conjunto de dados" que é apresentada hoje em Coimbra.

Esta aplicação apresenta informação sobre cancro da mama de forma simples e acessível, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama.

Segundo a LPCC, esta ferramenta foi construída atendendo a critérios de acessibilidade que permitam que esta aplicação seja utilizada por toda a população, incluindo mulheres cegas.

Ainda no âmbito do projeto, foi dada formação aos técnicos que trabalham na área do rastreio sobre como "devem ser tratadas e acolhidas as mulheres cegas ou amblíopes que se dirigem às unidades de rastreio", adiantou Carlos Oliveira.

Segundo o especialista, o projeto será alargado em 2016 à população surda-muda e a outros tipos de cancro, como o colorretal, do colo do útero e da próstata.

A iniciativa está englobada no âmbito das atividades da Europa Donna -- organização europeia que representa os interesses das mulheres sobre cancro de mama e que em Portugal é representada pela LPCC -- e conta com o financiamento da Fundação EDP -- EDP Solidária.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

HN // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.