Norte de Portugal recebe prémio RegioStars da Comissão Europeia pelo terceiro ano

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 out (Lusa) -- O Norte de Portugal foi galardoado, pelo terceiro ano consecutivo, com um prémio RegioStars da Comissão Europeia - considerado os 'óscares dos municípios' -, desta vez pelo projeto da eurocidade Chaves-Verín.

O projeto, que visa a cooperação e gestão conjunta para a integração socioeconómica e institucional das duas cidades, arrancou em 2007 e já contou com cerca de 1,6 milhões de euros de financiamento de fundos FEDER no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP) para um investimento superior a 2,1 milhões de euros.

Só a Câmara de Chaves já beneficiou de 400 mil euros no âmbito desta iniciativa que atribuiu ao Ayuntamiento de Verín cerca de 550 mil euros, à Junta da Galiza 162 mil euros e ao Instituto Português da Juventude 95 mil euros.

"Depois do projeto Art On Chairs, da Câmara de Paredes (2014), e do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - UPTEC (2013), foi agora a vez do projeto da eurocidade Chaves-Verín, que une a Galiza ao Norte de Portugal, ter arrebatado um galardão RegioStar, concorrendo com iniciativas oriundas de Espanha, França e Suécia e com um outro transfronteiriço entre este país e a Noruega", revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) em comunicado.

A comissão adianta que "os responsáveis das duas cidades projetam, num futuro próximo, transformar a área junto ao Tâmega num parque natural, olhando o rio como algo que as une, e criar uma linha pendular de transporte público entre os dois territórios, contando para este efeito captar o apoio de fundos comunitários".

"Em vista está, também, a ambição de que os dois territórios sejam considerados uma zona franca social", acrescenta.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, sempre existiu uma grande proximidade entre Verín e Chaves, duas cidades divididas pelo rio Tâmega que acolhem, respetivamente, 15 mil e 42 mil habitantes.

Além de gerir uma agenda cultural comum e de dinamizar iniciativas partilhadas, a eurocidade Chaves-Verín assegura uma promoção turística conjunta que tem como objetivo divulgar a região como "a eurocidade da água".

A entrega dos RegioStars Awards está integrada na Semana Europeia das Regiões e Cidades -- Open Days, que decorre até quinta-feira, em Bruxelas, e que constitui o maior evento anual no calendário das regiões europeias, envolvendo quase 200 regiões e cidades de mais de 30 países.

Nesta oitava edição dos RegioStars Awards, a Comissão Europeia recebeu 143 candidaturas que foram depois avaliadas pelo júri com base em quatro critérios: inovação, impacto, sustentabilidade e parcerias. Os quatro vencedores das respetivas categorias foram escolhidos entre 17 projetos finalistas.

LIL (CSS) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.