Costa assegura aos mercados estabilidade com os compromissos europeus

| Política
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, assegurou hoje aos mercados financeiros que "Portugal manterá a estabilidade dos seus compromissos europeus", considerando que uma possível mudança de política interna não constituirá "um conflito".

"Aquilo que eu gostaria de transmitir a todos, designadamente aos mercados, é que Portugal manterá a estabilidade dos seus compromissos europeus", afirmou o líder socialista em entrevista à agência noticiosa Reuters.

"Acho que a decisão do BE e do PCP de não colocarem como matéria de discussão para a formação do Governo os temas do Pacto Orçamental ou da dívida são um bom sinal de que a mudança de política interna não se traduzirá num conflito com a nossa participação no quadro da zona euro", acrescentou.

Em relação às conversações com o Partido Comunista Português (PCP) e com o Bloco de Esquerda (BE), António Costa, salientou que os dois partidos estabeleceram a diferença entre o que consta do seu programa eleitoral e o que deverá constar num possível programa de Governo.

"O BE e o PCP souberam distinguir muito bem o que consta do seu programa enquanto partidos daquilo que consideram constar de um programa de Governo para poderem viabilizar esse programa de Governo", afirmou, acrescentando que "o PCP, em particular, deixou muito claro que, uma coisa é o seu programa, enquanto partido, outra coisa são as medidas que considera, na atual correlação de forças, no horizonte da próxima legislatura, que devam ser objeto de um programa de Governo.

Na mesma entrevista, o secretário-geral do PS vincou que "não é vantajoso prolongar um processo de indefinição política", defendendo que "o Presidente da República deve iniciar contactos formais para a formação de Governo na próxima semana".

"É bom que, quando começarmos esses contactos formais, estejam esclarecidos os caminhos que há a seguir, acho que não é vantajoso prolongar um processo de indefinição política e é importante dar também um sinal, quer à Europa, quer aos mercados, quer a todos, que está encontrado um Governo estável", disse.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.